Decoração Minimalista de Natal


- A época natalícia já chegou e com ela os enfeites de Natal que atribuem ao seu lar um clima natalício. A árvore de Natal repleta de adereços e de luzes, o presépio, as meias na chaminé e a mesa de Natal coberta de doces e pratos típicos da época, são apenas alguns exemplos que caracterizam esta quadra. O Natal pode estar presente em todos os espaços, até mesmo nos espaços mais pequenos, onde a decoração minimalista de Natal se revela fundamental para criar um ambiente mágico e discreto.

Assim, a pensar naqueles que dispõem de menos espaço ou que apreciam uma decoração mais discreta e simples, reunimos algumas ideias de ambientes e de elementos decorativos bastante criativos para este Natal. Leve uma decoração minimalista de Natal para a sua casa. Deixe-se inspirar!

 

Dicas-para-uma-decoracao-minimalista-de-natal.jpg
 

Procure a inspiração na natureza


Nunca o estilo escandinavo esteve tão presente na decoração como nos dias de hoje. Caracterizado por uma paleta de cores neutras, luz natural e simplicidade, esta tendência recorre a elementos clássicos e elegantes que por norma são em madeira.

Esta inspiração na natureza acrescenta à decoração natalícia outros elementos entre os quais, pinhas, pequenos ramos de pinheiro, rodelas de laranjas desidratadas ou até mesmo pauzinhos de canela.
Tendo pouco espaço é importante criar um cantinho para realizar esta decoração. Se não é fã de muitos elementos decorativos, pode utilizar uma grinalda na sua porta ou no hall de entrada, será sempre um convite para o Natal entrar em sua casa.

Dicas-para-uma-decoracao-de-Natal-minimalista-7.jpg
Se procura um ambiente mais rústico as folhas secas, os galhos e as fibras de tecido são algumas opções a considerar.
Não se esqueça do presépio, e se viver fora da cidade e desejar um aspeto natural, será fácil de encontrar musgo numa zona florestal. No mês de Dezembro cresce em abundância e é muito fácil de colher, basta colocar uma mão por debaixo do musgo e levantar com cuidado. Para o manter verdinho durante o mês inteiro poderá borrifá-lo uma vez de duas em duas semanas.
 
Dicas-para-uma-decoracao-minimalista-de-natal-1.jpg
 

Uma árvore de Natal diferente


Sem dúvida que o elemento mais tradicional e, em regra geral, o mais vistoso de uma decoração de Natal é a árvore, que pode ser um pinheiro natural ou artificial com enfeites variados. O estilo, os materiais e enfeites usados dependem de cada um. Mas… e se este ano criasse uma árvore de Natal minimalista e moderna?

Deixe a sua criatividade fluir e dê um destaque especial num cantinho da sua sala. Utilize objetos como pequenos galhos de pinheiro, bolas e luzinhas junto de uma parede formando uma de árvore de Natal. Para enfeitar a sua árvore minimalista, poderá utilizar fatias de laranja seca, pauzinho de canela e pinhas. Utilize um cordel de ráfia para pendurar na sua árvore os enfeites, dará uma sensação ainda mais minimalista.
 
Dicas-para-uma-decoracao-minimalista-de-natal-2.jpg
 

Aparador Natalício


Uma ideia fácil de criar é um aparador natalício que fica bastante bem numa entrada de casa e, quando bem elaborado, dá um ar organizado. Miniaturas de árvores, uma grinalda iluminada, porta-velas e enfeites de rena com tons de branco e cinza são alguns elementos que criam um ambiente escandinavo.
 
Dicas-para-uma-decoracao-minimalista-de-natal-3.jpg
 

Cores suaves para um contraste perfeito


Se procura uma atmosfera mais clean, aposte em tons de verde ou uma paleta de cores clássicas em tonalidades mais suaves. Invista em cores como o dourado ou prateado para dar destaque aos objetos que queira realçar, poderá também misturar as duas cores.

 
Dicas-para-uma-decoracao-minimalista-de-natal-4.jpg
 

Mesa de Natal minimalista


Na consoada de Natal, a mesa é um ponto de reunião e confraternização entre familiares e amigos. Desta forma, evite utilizar demasiados elementos decorativos na mesa para estar sempre bem organizada e clean. Começando pelas cores a utilizar, pode fugir do tradicional verde e vermelho. Utilize prateado, dourado, branco ou cinza para um efeito requintado e majestoso. Invista em toalhas e louças simples, com materiais finos, esmere-se nos pequenos detalhes como os guardanapos e o centro da mesa que pode conter pinhas e velas.
 
Dicas-para-uma-decoracao-minimalista-de-natal-5.jpg
 

Menos é mais na decoração


Quem nunca ouviu falar de que menos é mais? Este é o lema da decoração minimalista de Natal. Em decoração, especificamente na época do Natal, pode utilizar-se o mesmo conceito. Uma boa decoração é feita através da coerência, desta forma, não deverá exagerar nas bolas e nas estrelas para usar na árvore, utilize algumas luzes, brancas ou amarelas e, se desejar, a tradicional estrela de Natal no cimo da árvore. Procure concentrar-se em pequenos detalhes que transmitam uma atmosfera natalícia e em materiais mais nobres com uma dimensão maior que se destaquem na sua decoração.

Afinal, a decoração minimalista de Natal procura destacar o que realmente importa, a união e a partilha de momentos e de experiências em família.
 
Dicas-para-uma-decoracao-minimalista-de-natal-6.jpg
 

Esperamos que estas ideias ajudem a iluminar o seu Natal e final de Ano... A LISTOR deseja-lhe Boas Festas!

Receba a nossa newsletter