‹‹ voltar

Pavimentos claros ou escuros? Qual é a melhor decisão?

5 tendências a seguir na decoração da sua casa ››
Se está a construir ou a remodelar uma habitação, deve ter sempre em conta o tipo de cores que irá utilizar em cada espaço, desde a cozinha ao quarto. A escolha da cor do pavimento e do revestimento de parede são o centro de toda a decoração, pelo que tudo deve ser elaborado através destes dois pontos. Normalmente a dúvida que fica sempre presente remete para o tipo de tonalidade a utilizar no seu pavimento. Tons escuros ou claros?

Não existe uma resposta certa ou errada. No entanto, encontrar a tonalidade ideal faz toda a diferença no resultado final. A cor certa também é capaz de transmitir sensações específicas conforme a dimensão e a decoração do espaço. Veja as nossas dicas e descubra qual é o tom mais adequado para cada espaço da sua casa.
 
Pavimentosclarosouescuros.jpg
 

Pavimento com tom escuro


Se procurar transformar o seu espaço num ambiente elegante e sofisticado o tom escuro é uma excelente opção. A combinação da decoração com tons mais claros irá destacar a sua mobília e o seu revestimento de parede. Se quiser arriscar poderá utilizar cores como verde-escuro, azul-marinho ou bordô para criar um ambiente único e deslumbrante.

Carvalho-Marrom-Cambrige---COM5109.jpg CARVALHO-CINZENTO-REAL-OLEADO-VAR1631S.jpg
 

Para uma sala acolhedora no inverno esta será sem dúvida uma escolha acertada. Devido à sua cor escurecida é fácil criar uma ligação entre a natureza e o ambiente da sala. Aqui, a combinação de móveis mais escuros com os tons quentes de parede irá tornar qualquer sala num espaço agradável. Se preferir poderá dar todo o destaque ao seu pavimento e à sua decoração através da utilização de móveis brancos e de paredes brancas, pois irá criar um limite entre o seu pavimento e a restante divisão.
 
DELUXE-06-HISTORY-OAK-RUSTIC-NATURE.jpg
 

Para conceber uma divisão de estudo ou de trabalho, este pavimento adequa-se perfeitamente, dado que proporciona uma atmosfera de foco e de concentração. A combinação do pavimento escuro, com mesas de trabalho brancas e com cadeeiros e cadeiras escuras permitirá que o foco seja somente naquilo que estiver em cima da mesa, oferecendo uma visão clean e minimalista do seu espaço.
 
MASTER-06-MOUNTAIN-OAK-PREMIUM.jpg
 

Para cozinha e para casa de banho o pavimento escuro oferece alguns benefícios estéticos. Normalmente nestas divisões é fácil de acumular sujidade, pelo que a cor do pavimento poderá disfarçá-la. Exemplos disso são os cabelos e o pó ou sujidades vindas de fora de casa, nomeadamente através do calçado. A combinação das cores branco mármore ou dourado proporcionam uma sensação de requinte e de luxo destacando os pormenores de decoração.

A utilização de móveis cinza ou brancos são a escolha acertada para equilibrar o pavimento e o restante espaço. Não podemos esquecer que a iluminação aqui tem também um papel fundamental, uma vez que os tons amarelados oferecem ao espaço a peça que está em falta num jantar a dois ou com amigos e família.
 

Pavimento com tom claro


Sensacional para quem procura dar maior amplitude para um espaço, a combinação do tom claro com a entrada de luz natural oferece a qualquer espaço um ambiente clean e mais amplo que irá transformar até os espaços mais pequenos. Este tipo de pavimento é perfeito para projetos em que o foco seja a elegância e a iluminação, criando paralelamente uma sensação de calma e de harmonia, sendo ideal para seguir linhas modernas, clássicas ou escandinavas.
 
CARVALHO-PÁTINA-SUAVE-SIG4748.jpg
 

Se procura um refúgiu no seu quarto, sem distrações, um ambiente zen onde se pode concentra apenas em si, utilize apenas tons claros, tanto no pavimento como na parede. As janelas grandes com entrada de luz natural ajudam a complementar a beleza do seu quarto. Finalizando os acessórios do quarto devem usar tons leves, tipo pastel ou cinza clara.
 
LOUNGE-06-COTTON-TRIBA.jpg
 

O uso de pavimento claro na sala deve ter em consideração os acessórios que a completa. Os móveis devem ter cores contrastantes que irão destacar não só a sala como também os objetos nela inseridos. Texturas na parede podem sempre ajudar a quebrar a monotonia do branco ou, se preferir, utilize uma cor neutra como por exemplo o cinzento.
 
CARVALHO-PÁTINA-SUAVE-SIG4748-SALA.jpg
 

Finalmente, no que diz respeito à cozinha a utilização do pavimento mais claro já é uma tendência. Tornou-se bastante fácil de ter uma cozinha com elegância e requinte, com a combinação do preto e branco. A utilização de uma bancada preta a combinar com um pavimento claro trás um ambiente bastante iluminado e com efeito clean. Constatámos que pavimentos mais claros são mais fáceis de notar a sujidade.

No entanto, se for utilizado um pavimento vinílico este pode ser facilmente limpo com uma mopa humedecida e com um produto de limpeza recomendado pela marca do pavimento. Assim, a sujidade é limpa sem deixar qualquer tipo de vestígios.
 
CARVALHO-TEMPESTADE-OLEADO-EXTRA-MATE-MAS3563S.jpg
 

Gostou do nosso blog?

 

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter