Se existe um estilo de decoração que nunca sai de moda, sem dúvida que, o classico é um deles. Um estilo que se tem renovado aos longos dos séculos desde a sua inspiração na Roma antiga sendo ideal para uma atmosfera sofisticada com tons claros e elementos cheios de formas majestosas, como é ainda possível ver nos palácios franceses.

Funciona perfeitamente em espaços amplos, no entanto, podem ser utilizadas algumas características em pequenos espaços, como por exemplo as cores, a iluminação e o detalhe dos acessórios que falaremos em seguida.
 
CARVALHO-PURO-ROSADO--PUCL40097-min.jpg
 

Iluminação - O que não pode faltar


Deve caprichar bastante neste primeiro ponto, pois a iluminação pode transformar qualquer ambiente. As luzes amarelas são o rosto da decoração clássica devendo estar presentes em qualquer espaço. Em espaços que necessitam mais luz, como por exemplo as casas de banho ou as cozinhas, devemos combinar a luz amarela com a luz branca, mantendo assim a sua beleza uniforme sem perder a funcionalidade.

No que diz respeito aos objetos de iluminação, os abajures por toda a casa, especialmente na sua sala de estar, são sem dúvida característicos da decoração clássica. No centro da sua sala não pode faltar o candelabro que irá oferecer um ambiente diferenciador e requintado que será, sem dúvida, um ponto chamativo devendo ser enquadrado com a restante decoração.
 
CARVALHO-CANELA-RÚSTICO-EXTRA-MATE----DIS4979S-min.jpg
 

Paredes - Explore as formas e padrões florais


Uma forma de destacar o estilo clássico na sua decoração consiste em utilizar uma técnica denominada de boiserie, na qual os traços em forma de quadro oferecem uma maior amplitude até nos espaços mais pequenos, dando um visual clássico à primeira vista. Poderá também utilizar papel de parede, com estampas florais ou adamascadas bastante comuns neste tipo de estilo.

Pode ainda utilizar os azulejos em pequenos espaços ou mesmo na casa de banho, pois irá criar uma sensação de ambiente clássico sem necessitar de acessórios. Para finalizar, o uso de obras de arte como esculturas em tons de branco ou quadros ajudam a transmitir uma sensação de esplendor.
 
CARVALHO-CÁLIDO-NATURAL-ESCOVADO-SIG4762-min.jpg
 

Cores - Clean sem grandes contrastes


No ambiente clássico as cores mais utilizadas são os tons dourados, que devem estar presentes nos detalhes. Na cozinha poderá utilizar na parede e bancada cores brancas com pequenos detalhes em madeira mais escura. O uso do mármore tanto na cozinha como na casa de banho não podem faltar.

Apesar de existirem muitos detalhes nos objetos decorativos, um ambiente clássico deve ser um espaço clean, sem exageros ou cores muito contrastantes. Sem dúvida que para este tipo de ambiente as cores como o branco, o bege e o creme são predominantes sendo possível utilizar também cores mais escuras como o caso do preto.
 
CARVALHO-DA-MEIA-NOITE-OLEADO---PAL3889S-min.jpg
 

Móveis - Protagonista deste estilo


Marcado pela elegância e pelo uso de elementos sofisticados, o estilo clássico foca-se essencialmente no mobiliário. Na sua maioria é produzido em madeira escura podendo ter ou não pormenores dourados e acabamentos florais. Em muito casos, verificamos os puxadores e os pés bem trabalhados, com detalhes únicos, fazendo lembrar muitas peças utilizadas em palácios.

Na sala, não pode faltar o sofá estofado e a poltrona de couro, ótimos para integrar o decor clássico. No seu quarto, o ambiente torna-se mais íntimo na sua decoração, com uma cama grande, complementada por uma cabeceira trabalhada e até, em alguns casos, com um dossel.
 
CARVALHO-CINZA-CLARO-ENVELHECIDO-UE1406-min.jpg Florence-Tile-Stone-CCU34104(1).jpg
 

Pavimento - Madeira ou Mármore


Os pavimentos em Madeira chamam à atenção em qualquer ambiente devido à sua beleza autêntica e natural. A combinação com padrões Herringbone e Chevron são clássicos que estão a conquistar os espaços modernos. Estes dão um toque requintado e podem tornar qualquer divisão cativante. Não podemos ignorar, claro, a funcionalidade que este pavimento oferece para o conforto e aconchego da sua casa.

Por outro lado, o mármore é um sinónimo de requinte e de sofisticação que se destaca na decoração de ambientes. Normalmente este tipo de pavimento está mais relacionado com a decoração clássica e pode ser utilizado em painéis na parede, em bancadas, entre outros. Uma desvantagem destes pavimentos pode ser o desconforto ao pisar, pois são frios e desconfortáveis. Se eventualmente adorar este tipo de design, pode sempre apostar em pavimentos em Vinil ou Laminados. A coleção Arte da gama de laminados da Quick-Step e a coleção Ambiente VinlyFlex e AlphaVinyl ladrilhos incluem o design marmoreado que emanam autenticidade. Assim, continua a desfrutar do aspeto magnificente sem perder o conforto da sua casa.
 
MÁRMORE-CARRARA--UF1400-min.jpg MÁRMORE-CARRARA-BRANCA---AMGP40136-min.jpg
 

Acessórios - O toque final


Como já mencionado anteriormente, os quadros são excelentes elementos decorativos, que acompanhados de uma moldura dourada com relevo oferecem um estilo decorativo requintado. Para espaços mais pequenos, recomendamos o uso de espelhos, que ajudam a dar mais amplitude ao seu espaço.

O uso de molduras com relevo também é válido para os espelhos. Outros itens que criam um ambiente clássico são os vasos, almofadas e os já mencionados candelabros. Neste caso é importante ter em atenção para não exagerar. Verifique se os acessórios comunicam bem entre a cor das paredes, móveis e texturas que já estão presentes no ambiente.
 
CARVALHO-CASTANHO-ENCERADO---SIG4756-min.jpg
 
Visite o revendedor LISTOR mais próximo de si, experimente e descubra a diferença entre um produto laminado ou em madeira. Os nossos revendedores irão orientá-lo na escolha do pavimento mais adequado ao seu estilo de vida e ao efeito que quer criar no seu espaço de sonho.

Receba a nossa newsletter