‹‹ voltar

A natureza do betão no pavimento flutuante

pavimentos flutuantes sustentáveis ››

A natureza do betão no pavimento flutuante


Hoje em dia o betão é utilizado de diferentes formas na construção civil, nomeadamente na decoração de interiores, devido à sua facilidade em ser moldado e trabalhado. O betão afirma-se como um design moderno e contemporâneo, ou seja, o modernismo procura o foco no prático, funcional, minimalista e racional, com formas geométricas bem definidas e sem acessórios exagerados.

A decoração contemporânea surgiu como tendência na segunda metade do século XX valorizando traços simples, com ambientes espaçosos e funcionais. As conjugações do betão com materiais brutos (banheiras, ilhas de cozinha, bases de sofá…) resultam numa ligação perfeita. A utilização de cores mais marcantes destacam pequenos detalhes na sua casa. O objetivo final consiste em criar um ambiente cru, espaçoso, simples, mas com uma personalidade marcante.
 
Decoraçãoparabetão.jpg
 

O mesmo design, um produto diferente


Apesar do betão ser um material fácil de trabalhar e multifacetado (podendo ser aplicado em estruturas internas, externas e em peças decorativas), tem algumas desvantagens relativamente a outros materiais.

O manuseamento do betão requer um cuidado e uma experiência bastante grande, pois quando mal aplicado poderão surgir fissuras no cimento, provocando um mau isolamento e custos mais elevados para sua aplicação. 
Além disso, o betão pode tornar-se frio e pouco acolhedor, principalmente nos meses de inverno.
 
Anaturezadobetao.jpg
 

O mercado foi evoluindo e outros tipos de materiais que reproduzem o design do betão foram surgindo, proporcionando assim um ambiente mais acolhedor e confortável. Caso disto são os pavimentos flutuantes que atualmente têm designs muito semelhantes ao que deseja reproduzir seja madeira, tijoleira ou, neste caso, o betão.

Ao contrário das características do betão, a sua composição única oferece um caminhar macio e com uma temperatura agrável, inclusive nos dias mais frios. Se quiser manter a mesma estética de cinzento no seu pavimento pode fazê-lo, pois existem tonalidades e texturas para todos os gostos.
 
Cinzentomediominimalista.jpg
 

Elementos decorativos


Se quiser anular a sensação fria do betão poderá utilizar elementos decorativos ou acabamentos que transmitam uma sensação mais acolhedora. Caso disso é a madeira, que utilizada em combinação com o betão, cria uma ligação perfeita. Poderá utilizar uma viga, uma bancada ou até mesmo o pavimento que trará um ambiente rústico e moderno ao estilo da sua casa.

O uso de um pavimento em madeira oferece à sua casa um conforto distinto, pois o mesmo é um isolante térmico mais eficiente relativamente a outros tipos de pavimento. As diferentes texturas e nós que a madeira natural assume, devido às suas características inerentes, oferecem sem dúvida uma linha entre o moderno e o natural.
 
Betao.jpg
 

Quando se trata de acrescentar um toque de natureza à nossa casa, nada se compara a um pavimento em madeira. Como cada régua é única, a sensação de autenticidade é imediata. Além disso, um pavimento em madeira é um investimento inteligente, uma vez que aumenta de imediato o valor da sua propriedade.

CARVALHOBRANCODOEVERESTEXTRAMATEIMP3793S;.jpg
 

Cores, texturas que fazem diferença


No que diz respeito às tonalidades, cores mais escuras irão fazer um bom contraste na sua casa ou se preferir pode utilizar cores mais claras e ter um estilo mais leve com linhas finas e uniformes. Explore os pavimentos que a Listor tem para oferecer e inspire-se no melhor pavimento para o seu lar. Outra forma de não ficar com um estilo monótono é utilizar diferentes tipos de textura.

O betão muitas vezes é utilizado de forma uniforme, lisa e polida, mas como é um material fácil de moldar também poderá assumir outras texturas, basta ser criativo. Se já tem uma parede em betão e não sabe como decorá-la poderá utilizar elementos naturais e artesanais com cores que possam fazer um bom contraste.
 
CINZENTOCLAROMINIMALISTAAMCL40139.jpg
 

Gostou do nosso blog?

 

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter