Uma das soluções perfeitas para maximizar todo o potencial de uma área são os open spaces que, para além de estarem na moda, são ideais para as habitações modernas ou com espaços pequenos. Com o objetivo principal de juntar as áreas comuns, como são o caso da sala e da cozinha, esta integração promove uma união entre vários espaços convidando a um ambiente mais sociável, sem separações, garantindo uma casa mais dinâmica e confortável em eventos familiares ou com amigos. Além disso, este conceito proporciona uma maior amplitude e espaço à sua casa.
 
7-dicas-para-organizar-um-open-space.jpg
 
A união destas duas áreas pode gerar algumas dúvidas na sua decoração, principalmente se está a pensar em remodelar a sua casa e este open space ainda não existe. Siga a nossa lista de dicas para organizar e conseguir uma decoração diferenciadora neste tipo de ambiente.
 

Personalidades distintas ou decoração idênticas


A primeira dúvida que pode surgir quando pensa num ambiente open space é se irá utilizar o mesmo estilo na cozinha e na sala ou dois estilos completamente distintos. Por outras palavras, a escolha entre adoptar um estilo de transição suave entre espaços ou criar um destaque evidente entre eles.
A verdade é que não existe um estilo melhor do que o outro, decorações diferentes poderão funcionar para casais com gostos opostos.

Experimente utilizar um ambiente mais rústico na cozinha e um minimalista na sala, vai sentir um ambiente mais energético na zona da cozinha e um ambiente mais relaxante na sala, isto sem sair do mesmo espaço.
 
Combine-diferentes-estilos.jpg
 
Se acha que os diferentes estilos são demasiado para si, poderá utilizar a mesma decoração em ambos os espaços para manter a harmonia visual. Neste caso, o ideal será pensar na decoração do espaço como um todo. Esta opção irá transmitir uma noção de espaço mais amplo.
 
Manter-harmonia-visual.jpg
 

Contraste para delimitar áreas


Tradicionalmente, a estrutura da casa portuguesa tem várias divisões que, por vezes, ficam em desuso por serem espaços que não fazem sentido no dia-a-dia. Desta forma, o conceito de open space tem ganho uma popularidade maior e tem-se tornando cada vez mais na eleição de muitos. No entanto, definir a limitação de uma cozinha e de uma sala nem sempre é fácil. Já pensou em recorrer a uma tonalidade de cor diferente na parede para dividir, de forma subtil, o espaço de refeição do espaço de lazer?

Um-pavimento-diferente-para-cada-area.jpg
Tem ainda a possibilidade de recorrer a um pavimento diferente para cada área. Por norma, para uma zona da cozinha é necessário um pavimento mais resistente aos riscos e à água, no entanto, para sala não precisa desta resistência, o foco passa por optar por um pavimento mais agrádavel ao toque e que seja termicamente mais confortável.
 

Ambiente mais intimista


Se procura um ambiente mais intimista e acolhedor, por que não utilizar um revestimento de parede da Granorte? Constituído por cortiça natural e com diferentes cores, a coleção 3DForms transforma qualquer espaço e acrescenta personalidade a qualquer superfície.

3DForms-min.jpg

Veja esta e outras coleções aqui!

 

Móveis multifuncionais


A vantagem de uma decoração bem pensada é oferecer o embelezamento e a funcionalidade ao espaço. Procuramos num open space um espaço amplo sem demasiados móveis e objetos a encher a divisão. Móveis retráteis ou mesas que ajudem a dinamizar o espaço criam um equilíbrio perfeito entre o conforto e a funcionalidade para o seu dia-a-dia. Em habitações pequenas as mesas de jantar podem ocupar demasiado espaço, aproveite as vantagens de uma mesa de jantar extensível para utilizar a sua total amplitude apenas quando for necessário.

Ideal para ambientes com pouco espaço, ao contrário do que pode parecer, a mesa redonda favorece a circulação ao seu redor e ao mesmo tempo economiza espaço, oferecendo um ambiente mais confortável e funcional. 
 
Móveis-multifuncionais.jpg
 

Deixe a iluminação brilhar


Diferentes cores de iluminação podem ajudar a separar ambientes dentro de um mesmo espaço, no entanto, se for demasiado diferente poderá tornar-se confuso e descuidado. O recomendado é utilizar, por exemplo, um candeeiro mais elaborado por cima da mesa de jantar e distribuir uma iluminação mais discreta nos restantes espaços. Por outro lado, um candeeiro de pé junto do sofá ou do móvel da tv irá destacar a zona da sala de estar.

Para criar mais pontos de luz pode adicionar um candeeiro de mesa perto de um cadeirão para iluminar o espaço e melhorar a sensação de conforto. Na cozinha, uma sugestão será colocar focos de luz no teto com tonalidades claras para uma maior amplitude do espaço e pequenos focus de luz junto da bancada.
 
Deixe-a-iluminação-brilhar.jpg
 

Não sobrecarregue o espaço


Todos sabemos como é fácil sobrecarregar uma divisão sem nos dar conta. Excesso de móveis, objetos de decoração ou iluminação, particularmente em áreas mais pequenas. As divisões pequenas normalmente transmitem uma sensação de pouco movimento, criando uma dificuldade em perceber bem por onde deve circular. Utilize a direção do pavimento como um "guia da trajetória natural", desimpedindo o espaço de qualquer objeto ou móvel. Uma divisão arrumada parecerá logo maior.

Nao-sobrecarregue-o-espaco.jpg
Aposte em ambientes que transmitam bem-estar através de cores neutras e com poucos objetos decorativos. Aproveite a iluminação natural e deixe que ela transforme o seu espaço naturalmente, irá sentir uma amplitude incrível.
 

A solução mais simples e económica


Continua a achar que precisa de mais alguma coisa para limitar o seu open space? Ainda existem algumas soluções bastante simples e mais económicas. Recorrendo aos tapetes, consegue de uma forma muito subtil e flexível, oferecer uma divisória aos espaços. Um tapete por de baixo da mesa de jantar e outro grande tapete que cubra a zona da sala ou apenas um pequeno na zona do sofá oferece automaticamente duas limitações delicadas.
 
A-solucao-mais-simples-e-economica.jpg
 

Faça uso da mobília


Uma das soluções mais comuns aplicadas pelos designers de interiores é recorrer à disposição dos móveis. Aproveite os móveis para dividir as duas áreas, como por exemplo uma estante no meio das duas zonas ou colocar o sofá de costas voltadas para a mesa de refeições. Poderá utilizar também um ripado em madeira para dividir os dois espaços, normalmente no limite da zona da cozinha ou perto da mesa de refeição são os locais de eleição. 
 
Faca-uso-da-mobilia.jpg
 

Já visitou o nosso Showroom Virtual?

Visiteonossoshowroomvirtual.gif

 

Visite o nosso showroom em qualquer lugar e em qualquer momento
Showroom Virtual

Receba a nossa newsletter