‹‹ voltar

7 Truques de decoração para fazer a sua casa parecer maior

pavimentos laminados na casa de banho? ››

Nem sempre é fácil decorar uma habitação pequena, no entanto, existem alguns truques que se podem utilizar para que o espaço pareça maior e mais amplo. Estes truques são válidos também para casas de grandes dimensões, mas com um mau aproveitamento do espaço. Os apartamentos nas grandes cidades têm áreas de habitação cada vez mais limitadas e tal poderá tornar-se um verdadeiro desafio para a decoração, arrumação e organização de todos os nossos pertences.

Mas não desespere, temos umas dicas para si que irão oferecer uma maior sensação de amplitude ao seu espaço e iremos sugerir também pequenos detalhes de arrumação que irão fazer a diferença. Deixe-se inspirar!
 
7-Melhores-truques-de-decoração-para-fazer-a-sua-casa-para-maior.jpg
 

Parede e chão com a mesma cor


Nunca pensou utilizar a mesma tonalidade de cor na parede e no pavimento? Esta dica não é muito fácil de pôr em prática em toda a casa, mas pode funcionar perfeitamente nos quartos e na sala. Ao utilizar as mesmas cores conseguirá amenizar o contraste entre as duas superfícies, fazendo com que os ambientes pareçam mais amplos, dado que existirá uma sensação de continuidade entre as paredes e o pavimento.
 
Parede-e-chao-com-a-mesma-cor.jpg
 

Cores claras


Se ficou a pensar na dica anterior, combine com esta. As cores claras e os tons de brancos são uma escolha acertada pois refletem a luz oferecendo, assim, uma maior amplitude e luminosidade ao espaço. Mobília, cores de parede e pavimento em tons mais claros contribuem para ampliar a perceção de espaço. Mas atenção, exagerar numa decoração totalmente branca poderá criar um ambiente demasiado frio e monótono.
 
Cores-claras.jpg
 

Janelas, o seu maior aliado


A luz natural é fundamental em qualquer lugar de uma habitação, uma vez que oferece uma maior sensação de espaço a uma divisão. Desta forma, para casas pequenas torna-se num fator fulcral. Para oferecer uma leveza ao espaço utilize cortinados com tecidos leves que permitam a entrada de luz natural e evite os cortinados escuros, opacos e curtos.
 
Janelas,-o-seu-maior-aliado.jpg
 

Espelhos, quanto maior melhor


Outro truque que pode utilizar em conjunto com as janelas, são os espelhos. Terá duas vantagens, a reflexão da luz e o aumento da perceção do tamanho da sua casa, pois a reflexão da luz deixa o espaço mais iluminado, o que por sua vez, oferece uma sensação de maior profundidade. Complementarmente, a utilização de vários espelhos com grandes dimensões contribui também para aumentar a perceção do espaço.

 
Espelhos,-quanto-maior-melhor.jpg
 

Minimalista


Sempre ouviu dizer que menos é mais e esta dica é essencial numa casa pequena para que a mesma pareça maior. Utilize apenas objetos que fazem falta ao ambiente e opte por peças que ocupem pouco espaço. Nesta linha de pensamento é importante não sobrecarregar o ambiente com móveis e elementos decorativos demasiados vistosos, mas sim optar por um estilo mais minimalista.
 
Poupe-no-volume.jpg
 

Móveis à medida da sua casa


Uma das falhas na decoração de interiores consiste em não escolher mobiliário adequado para cada espaço. Por vezes a escolha de móveis demasiado grandes e desajustados em cada divisão, pode transmitir a sensação de que a sua casa é ainda mais pequena e, para além disso, torná-la pouco prática e funcional. Para otimizar os diferentes espaços da sua casa, o truque passa por optar por móveis feitos à medida.

Apesar de poderem ser um pouco mais dispendiosos, permitem uma maior otimização do espaço. Oferecendo uma maior versatilidade de arrumação e de organização, este tipo de escolha é, muitas das vezes, a mais indicada para habitações pequenas.
 
Moveis-a-medida-da-sua-casa-.jpg
 

Escolha o mesmo pavimento para toda a casa


Nunca pensou em colocar o mesmo pavimento pela casa toda? A grande vantagem é a sensação de continuidade e de grandeza que a sua casa adquire. A sua aplicação deverá ser feita na vertical reforçando a sensação de amplitude. No caso dos pavimentos flutuantes em madeira deverá ter uma especial atenção pois, apesar de existirem gamas mais resistentes à humidade e aos riscos, pode não ser aconselhado utilizar estes pavimentos em zonas como a casa de banho.

Na sala, no hall de entrada e nos quartos poderá utilizar réguas ou ladrilhos de grande dimensão. Ao contrário do que se pode pensar, os formatos mais pequenos transmitem a sensação de que o espaço é ainda mais pequeno.
 
Escolhe-o-mesmo-pavimento-para-toda-a-casa.jpg

Nos dias de hoje a oferta de habitações mais compactas e pequenas é cada vez mais uma tendência. Desta forma, a adoção de estratégias de decoração que rentabilizem os espaços e que proporcionem uma sensação de conforto e de amplitude revela-se cada vez mais pertinente. Como se viu são vários os truques que se podem utilizar para tornar a nossa casa mais confortável, prática e funcional. Coisas simples como a escolha de cores claras, de um pavimento uniforme, de móveis feitos à medida, de janelas grandes e de espelhos grandes próximos de janelas valorizam imenso o nosso lar.
 

Já visitou o nosso Showroom Virtual?

Visiteonossoshowroomvirtual.gif

 

Visite o nosso showroom em qualquer lugar e em qualquer momento
Showroom Virtual

Receba a nossa newsletter