Macio, silencioso, à prova de água e com estilo. Se sonha em encontrar um pavimento perfeito para qualquer divisão da sua casa, muito provavelmente o pavimento vinílico é a solução que está à procura. Seja para uma casa nova ou para uma renovação, para um escritório ou para um apartamento, apenas é importante perceber as diferenças entre os pavimentos disponíveis. Existem opções que deve ter em conta antes da decisão final. A qualidade, a durabilidade, o material e o decor são algumas das variáveis a ter em consideração. A escolha por um pavimento que seja bonito e duradouro tornou-se um fator de eleição na hora de comprar. Para ajudar a esclarecer as suas dúvidas sobre o pavimento vinílico vamos abordar esta temática resumindo a informação mais importante.

Aspecta-Vinyl.jpg
 

O que é um Pavimento Vinílico?


O pavimento vinílico é um compósito, constituído por várias camadas sobrepostas, construídas à volta de um núcleo. A parte superior do pavimento contém um revestimento transparente (camada de desgaste), que oferece uma  maior resistência a riscos e manchas. A seguir, temos a camada decorativa que recria realisticamente padrões de madeira e cerâmica. Seguidamente vem o núcleo do pavimento que é 100% à prova de água, contrariamente aos pavimentos laminados e em madeira, que os seus núcleos são em HDF (composto de madeira) ou hevea. Por último, o Backing (contrabalanço) é uma camada estabilizadora que garante um equilibrio perfeito ao pavimento.

 

Quais as vantagens de um pavimento vinílico?


Graças à inovação que tem ocorrido nos últimos anos na área dos pavimentos, hoje temos um pavimento vinílico com uma qualidade de construção superior e novos designs em sintonia com as últimas tendências. Poderá encontrar no mundo dos vinis décors de madeira natural, pedra ou betão. Sem esquecer o quão silencioso e confortável é o pavimento vinílico.

CARVALHOOUTONOMELAVMP40088.jpg
Outra característica a destacar é a sua fácil manutenção, pequenos acidentes como o entornar água ou outros líquidos, assim como sujidade são fáceis de limpar com uma mopa húmida. Para uma limpeza rápida e higiénica do pavimento, poderá utilizar o kit de limpeza que as marcas de pavimentos disponibilizam, estas oferecem uma solução que limpa e mantêm o aspeto original do seu pavimento.
Como são 100% à prova de água é a escolha ideal para cozinhas, casas de banho e outras áreas que estão expostas à humidade, assim como, para toda a casa.

Deve ter também em consideração a sua durabilidade e longevidade que são características intrínsecas. Apesar, de um modo geral, ser resistente à riscos, a manchas e à sujidade estas vantagens variam consoante a qualidade, pois poderá influenciar a sua resistência ao desgaste. Deverá utilizar um underlay adequado de forma a tirar o máximo do seu pavimento.
 
CARVALHOALGODAOCIZENTOQUENTEPUCL40105.jpg
 

Durabilidade começa na sua instalação e acaba na manutenção


Antes de saber como manter o seu pavimento durante mais tempo deverá escolher a melhor oferta para o seu espaço de aplicação. Hoje em dia existem pavimentos específicos para tráfego médio e elevado, e isso irá definir se é adequado para uma área residencial ou comercial. Considere a espessura do pavimento vinílico, que geralmente está associado à sua resistência estrutural, bem como a escolha do underlay mais adequado para os diferentes espaços a aplicar.

Instalacaoemanutencao.jpg
Ter especial atenção aos móveis pesados que possam ser arrastados constantemente ou objetos pontiagudos, que podem facilmente riscar ou cortar o pavimento vinílico. Janelas com bastante exposição solar devem ter uma proteção ou utilizar cortinas ou cortinados para evitar descoloração ou levantamento do piso que pode ocorrer, dependendo do pavimento vinilico escolhido.
 
112.jpg

Quando utilizado de forma correta, a duração média do pavimento vinílico para uso doméstico é entre os 15 a 30 anos. Já no uso comercial é entre os 5 e os 15 anos. Consulte sempre a garantia do fabricante para verificar os termos e condições.
Para manter a beleza do seu pavimento, deve fazer uma manutenção e uma limpeza regular, pois irá afetar diretamente a sua durabilidade. Deve utilizar um aspirador para remover as areias que possam entrar no dia-a-dia, concluindo a limpeza com uma mopa humedecida. Para evitar manchas durante a lavagem, utilize os detergentes recomendados pelas marcas, neutros ou outros produtos específicos para pavimentos vinílicos.

De forma, a proteger o seu revestimento, use uma proteção nos pés do mobiliário e evite arrastar móveis pesados sobre o pavimento. No caso de móveis com rodinhas ou cadeiras de trabalho, é recomendado utilizar um tapete de proteção, protegendo contra riscos que possam surgir.
 
CARVALHO-SEDA-CLARO-BAGP40052.jpg
 

Pavimento de encaixe ou colado


Os pavimentos vinílicos podem ser de encaixe ou colados, com designs bastante similares, sendo também possível encontra-lo em formato de régua e ladrilho. A sua fixação no sub-pavimento é feita através de um sistema de encaixe por click no perímetro, não sendo necessário qualquer tipo de cola para a sua instalação mas, é sempre necessário um underlay que pode vir já incorporado no pavimento ou não. É importante ter em atenção se o sub-pavimento está em perfeitas condições para ser feita a aplicação, pois deve ser limpo, seco e nivelado. Atualmente existem alguns pavimentos flutuantes vinílicos rígidos que podem ser instalados sobre superfícies irregulares ou ladrilhos antigos com juntas não superiores a 5 mm de largura e 2 mm de profundidade sem necessidade de nivelar. No entanto, consulte sempre um profissional antes da compra.

QSVGLUE6_1_.jpg
Atualmente as soluções mais procuradas em pavimentos vinílicos são os de encaixe, mas também podem ser colados, tendo o formato de régua ou ladrilho. Mas quais são as diferenças entre estes dois pavimentos? O pavimento vinílico colado é o modelo mais tradicional neste tipo de revestimento, existe uma grande variedade de formatos sendo os mais comuns as réguas, os ladrilhos e os rolos. A sua fixação é feita por meio de cola para vinil, que deve ser espalhada sobre o sub-pavimento antes da instalação. Deve aplicar este pavimento sobre um piso nivelado, que seja firme, seco e limpo ou sobre outro pavimento já existente, tendo em consideração que deve utilizar uma argamassa autonivelante, de forma a não telegrafar o padrão no novo pavimento. Antes da instalação deve verificar se a cola adere ao sub-pavimento.
Siga sempre as rencomendações feitas pelo fabricante aquando no momento da instalação. 
 

Qual é a melhor escolha?


Qualquer um deles é uma boa escolha para o pavimento de uma residência devido à sua fácil e rápida instalação, simplicidade na limpeza e conforto superior relativamente a outros revestimentos. Os pavimentos de encaixe, hoje em dia, têm alguma vantagem pela sua instalação rápida, limpa, pronta a usar e mais económica.
 
CARVALHODERIVABEGEAVSP40018.jpg


Já visitou o nosso Showroom Virtual?

Visiteonossoshowroomvirtual.gif

 

Visite o nosso showroom em qualquer lugar e em qualquer momento
Showroom Virtual

Receba a nossa newsletter