‹‹ voltar

Como aplicar pavimento flutuante laminado?

faça o seu escritório funcionar em casa. ››
Prático, resistente e agradável para viver. O pavimento flutuante é muito fácil de aplicar, sobretudo quando se trata do sistema de encaixe Uniclic™, presente em praticamente todas as soluções de pavimentos flutuantes comercializadas pela Listor.

A sua aplicação é tão simples que nos vamos arriscar a revelar-lhe o “segredo” para uma instalação bem profissional. Acompanhe os vídeos e as nossas dicas passo-a-passo e faça você mesmo. Bom trabalho… Até já!
 
 

1. Materiais e ferramentas que vai precisar!

MATERIAIS:
Pavimento flutuante (laminado) com sistema de encaixe Uniclic™, que encontrará nas marcas: Quick-Step, TORLYS smart floorsLoc Floor;
Underlay recomendado.

FERRAMENTAS:
Uma fita-métrica, para medir a dimensão do espaço, bem como o comprimento de cada régua;
Um nível, para verificar a regularidade do piso;
Um lápis, para fazer anotações e marcações para corte;
Um 
martelo, uma barra metálica e um calço;
Uma serra, para cortar as réguas e/ou fazer cantos arredondados;
Uma faca, para cortar o underlay;
Luvas, para proteger as suas mãos;
Espaçadores, para garantir uma margem de dilatação entre o pavimento e a parede;
E por fim, um esquadro, para calcular ângulos, no caso da sua divisão ter um formato um pouco irregular.
 
 

2. Preparação.

Antes de começar a aplicar o pavimento flutuante, pegue num aspirador e numa mopa e limpe muito bem a base. O objetivo é garantir uma superfície totalmente regular para aplicação do pavimento, caso contrário, essas irregularidades poderão causar ruídos ao caminhar sobre o seu novo pavimento. Agora, utilize o nível para verificar se a superfície da divisão está complemente plana. Qualquer irregularidade com mais de 2 mm por metro deve ser corrigida!

Dica da Listor: O pavimento deverá estar dentro das embalagens (fechadas), durante 48 horas, no local da aplicação, para que o material se adapte, naturalmente, à temperatura ambiente! O conforto e a qualidade do pavimento dependem em grande parte da sua preparação. Por isso, preste muita atenção a este passo antes de começar a aplicação.
 
 

3. O underlay.

O underlay é como uma camada de espuma ou cortiça especialmente preparada para servir de base ao pavimento flutuante. Um bom underlay permitirá corrigir pequenas irregularidades da superfície, além de oferecer um melhor desempenho acústico e térmico, bem como, maior resistência à humidade. Se quiser saber mais sobre underlays consulte o nosso blog: Underlays: O que precisa de saber.

Para aplicar o underlay precisará somente, de uma faca, para cortar os excessos e lhe facilitar grande parte do trabalho.

Comece por desenrolar o underlay ao longo da divisão. De seguida, utilize uma régua do pavimento para o ajudar a posicionar o underlay contra a parede. Nos cantos da sua divisão garanta que a ponta do underlay fica um pouco mais elevada.

Agora use a sua faca para cortar os excessos (não tenha medo de tocar com a faca na parede, esta será tapada por um rodapé mais tarde!). Preencha toda a divisão e tenha muito cuidado para não sobre posicionar duas camadas, caso contrário causará a tal irregularidade de que falámos à pouco... 

Dica da Listor: Está com dificuldades em manter direito o underlay? Faça um corte a meio! Desta forma, não terá que se preocupar, constantemente, em segurar um rolo inteiro de underlay.
 
 

4. Bora lá aplicar o pavimento!

Em primeiro lugar, pegue na fita métrica e comece por medir a sua divisão, assim desperdiçará menos material e terá uma maior perceção da largura de cada régua, de modo a aplicar fileiras com larguras uniformes entre si.

Para saber quantas réguas inteiras levará a sua divisão, temos um truque muito simples e prático que vai adorar... Basta dividir a largura da sua divisão pela largura de uma das réguas.

Para um efeito visual mais profissional, garanta que a largura das fileiras colocadas nas extremidades da divisão é a mesma entre si. Após essa medição, marque a largura das extremidades com o lápis.
Dica da Listor: Para quaisquer marcações que fizer, prolongue-as pela parede, assim, conseguirá vê-las em qualquer fase da aplicação!

Porque nem sempre as paredes são totalmente retas, o melhor é não utilizá-las como referência. Este é o motivo pelo qual não aconselhamos a aplicação da primeira fileira junto à parede. Pelo contrário, aconselhamos a sua aplicação longe da parede e no sentido da luz que vem do exterior. Trabalhará em direção à parede, somente, após ter terminado três fileiras.

Chegou a inevitável parte... A parte de serrar as réguas! Calce as suas luvas e tenha muito cuidado com as suas mãos. Para conseguir um corte bem limpo, aconselhamos que marque a linha de corte com o auxílio de uma régua. Faça o corte na parte de cima da régua, se estiver a utilizar um serrote (manual) ou um corte na parte de baixo da régua, se estiver a utilizar uma serra de recorte (tico-tico). Assegure-se de que as juntas do pavimento, nunca estão em linha ao longo de duas fileiras consecutivas, além disso, esta diferença deverá ser de pelo menos 30cm.

Não se esqueça de utilizar o martelo e o calço para o ajudar a encaixar as réguas entre si. A barra metálica será útil para os acabamentos nas extremidades, bem como, para lhe facilitar a sua aplicação em cantos mais difíceis.

Agora que a aplicação chegou à parede é hora de colocar os espaçadores do kit de instalação entre a extremidade das réguas e a parede. Assim permitirá saber se está a aplicar uma margem de dilatação apropriada (entre 8 a 10mm).
Dica da Listor: Coloque os espaçadores onde as réguas se unem (nos encaixes), desta forma a aplicação será muito mais eficaz.
 
 

5. Agora, o rodapé!

Por fim, basta aplicar os rodapés sobre a ponta do underlay que falámos no ponto 3. Seja em que circunstância for, nunca cole o rodapé diretamente no chão, este é sempre colado na parede, para que o pavimento possa dilatar ou contrair por baixo do rodapé, caso contrário o pavimento poderá sofrer sérios danos fruto dessa dilatação.

Nas zonas onde é impossível a instalação de um perfil ou de um rodapé, terá que preencher as juntas de dilatação com o silicone (Quick-Step® Kit).
 

E voilá, desfrute do seu novo pavimento flutuante que você mesmo aplicou, sem grandes esforços!














































































































































































Receba a nossa newsletter