‹‹ voltar

Dicas de decoração para o Réveillon

vamos manter a sua casa quente? ››
O réveillon é uma noite muito especial! Com o fim do Natal, temos agora à nossa espera esta grande festa: a passagem ano. Simboliza o final de um ano (um pouco atípico) e o começo de um novo, cheio de esperança, ideias, de projetos e de oportunidades.

Escolhemos algumas sugestões para se deixar inspirar e ter uma passagem de ano ainda mais especial. Algumas regras essenciais para a decoração da passagem de ano: luz, brilho, velas e uma palete de cores escolhida ao pormenor.

Dica: há muitos pormenores na decoração do Natal que pode aproveitar para a sua passagem de ano.
 
Dicas-de-decoracao-para-o-Reveillon.jpg
 

1. O estilo da decoração

Antes de pensar naquilo que vai colocar na mesa, assim como nas cores que vai usar, é importante que saiba, primeiro, qual o tema da passagem de ano e para quem está a organizar: amigos ou família, um ambiente mais sofisticado ou "descontraído".

Estas são informações essenciais e que vão influenciar a forma como organiza a mesa de refeições. Normalmente, se vai receber pessoas num ambiente mais sofisticado, é necessário que a decoração e louças escolhidas estejam à altura da ocasião. Nesses casos, é aconselhável que opte por objetos em porcelana, copos em cristal ou vidro duro, entre outros apontamentos de melhor qualidade.
 
estilo-de-decoracao-sofisticado.jpg
 
Se, por outro lado, estivermos a falar de um estilo mais descontraído, esses não são aspetos que o devam preocupar uma vez que basta colocar a louça que usa diariamente na mesa. Antes de tudo, procure inspirar-se nos vários estilos existentes, como são exemplo o estilo escandinavo e o industrial
 
estilo-de-decoracao-descontraido.jpg
 

2. O centro de mesa

Muitas vezes esquecido nos Réveillon's, o centro de mesa é capaz de dar muito mais vida e cor a qualquer mesa. É um detalhe que, por vezes, pode parecer óbvio, mas que é muito original e frequentemente elogiado.

O centro de mesa é uma mais-valia, não só em termos da própria decoração, mas também porque divide o espaço e permite contrastes de cores que, sem a sua colocação, não existiriam.

Uma das vantagens do centro de mesa é a sua versatilidade, já que pode optar por fazer um com as suas próprias mãos usando, nomeadamente, flores da época, comprar um já feito ou, então, colocar pequenos vasos de plantas/flores que se destaquem e ao mesmo tempo complementem a decoração existente. As lanternas e as velas são elementos que também não podem faltar, uma vez que fazem toda a diferença.
 
centros-de-mesa-reveillon.jpg
 

3. A disposição dos talheres e pratos

Neste caso, tudo depende se estamos a falar de um réveillon mais sofisticado ou descontraído. No caso da primeira, é necessária a colocação de mais talheres e pratos do que na segunda algo que depende, ainda, da quantidade de pratos que vai servir.

É igualmente importante que decida previamente se vai servir entradas e se quer distribuir pão por cada um dos lugares, uma vez que isso requer a colocação de pratos mais pequenos para os respetivos efeitos.

Independentemente das "formalidades" (ou não), há regras-base que deve manter, como a colocação das facas (e colheres) do lado direito do prato e dos garfos do lado esquerdo com as pontas viradas para dentro, isto é, para o prato principal. Se vai servir sobremesa, os talheres respetivos devem ser dispostos no topo do prato.
 
a-disposicao-dos-talheres.jpg
 

4. Os copos

Que tipo de bebidas vai servir? Para além da água e dos sumos, vai servir vinho? Vai haver mais do que um ou vai servir diferentes tipos de vinho?

Estas são questões que tem de colocar a si próprio antes de começar a organizar a sua mesa. De qualquer uma das formas, deve sempre colocar um copo de água no topo direito do prato principal ao qual se devem seguir, em diagonal (da esquerda para a direita) os copos para os diferentes vinhos. 
 
os-copos.jpg
 

5. Os guardanapos

Está na altura de escolher os guardanapos que vai colocar na mesa. Se estivermos a falar de um ambiente mais sofisticado, deve optar pelos guardanapos de pano, em tecidos como o linho, por exemplo.

Se, por outro lado, optar por um ambiente mais descontraído, fique-se pelos guardanapos de papel brancos ou noutra(s) cor(es), consoante aquelas que tiver escolhido para a decoração da mesa. De qualquer das formas, coloque-os sobre cada um dos pratos.
 
os-guardanapos.jpg
 
É claro que não precisa de seguir, exclusivamente, estas dicas, até porque há muito mais que pode fazer.
Dependendo do tema, pode adicionar outro tipo de elementos, como toalhas, flores, taças, entre outros objetos decorativos que vão trazer mais vida ao espaço.
 

Feliz Ano Novo!


















Receba a nossa newsletter