‹‹ voltar

Dicas para organizar a decoração de um quarto pequeno

5 ideias para um quarto de criança ser perfeito ››

Decorar quartos pequenos é sem dúvida um desafio, mas pode ser uma tarefa bastante satisfatória quando realizada com sucesso. É fundamental ter criatividade para encontrar em cada pequeno espaço do quarto uma solução improvável para guardar tudo aquilo que necessita. Desfazer-se de objetos e roupas que já não utiliza é um dos pontos positivos de ter um espaço mais pequeno, deve por isso, encontrar um equilíbrio no quarto para que se mantenha limpo e arrumado.

Hoje em dia, ter um quarto pequeno não é problema, pois existem várias formas de contornar a escassez de áreas. Sugerimos algumas dicas para organizar a decoração de um quarto pequeno sem ser necessário uma mudança drástica ou um gasto avultado de uma remodelação. Deixe-se inspirar.
 
Dicas-para-organizar-a-decoracao-de-um-quarto-pequeno.jpg
 

Escolha a cama ideal para o tamanho do quarto


Seja quarto de casal ou de solteiro, a cama provavelmente é o elemento que irá ocupar mais espaço nesta divisão. Por isso, é imprescindível a escolha de uma cama com um tamanho adequado à área que tem disponível. Evitar camas de grandes dimensões poderá ser um sinónimo para uma arrumação mais eficiente, apesar de hoje em dia ser possível arrumar fácil e comodamente a roupa debaixo da cama. Além disso, uma cama mais pequena irá permitir uma melhor circulação no quarto o que, por sua vez, trará uma noção de um espaço mais amplo.

Neste sentido, encontrar a dimensão e a disposição certa para colocar a cama é um ponto-chave para ter uma área de circulação maior. No caso das camas de solteiro arrumar com um dos lados encostados à parede será uma solução que irá deixar um espaço disponível muito maior. Nas camas de casal deve colocar ao centro do quarto com a cabeira encostada a parede.

Uma dica para quartos mais estreitos: recorrer a uma comoda de ponta a ponta que ocupa toda a largura da parede, irá criar uma sensação de maior amplitude à divisão. Para os fãs das camas com as dimensões de King size, ainda existe esperança. Terá de abdicar das tradicionais mesas-de-cabeceira e optar por uma mesinha pequena, que além de ficar com mais espaço irá dar mais charme ao seu quarto.
 
01-Escolha-a-cama-ideal-para-tamanho-do-seu-quarto.jpg
 

Ambiente pequeno, móveis pequenos


Como indica o velho ditado, menos é sempre mais, especialmente quando estamos num ambiente pequeno. Objetos e artigos de decoração que não são usados com frequência podem ser guardados ou utilizados noutras divisões. Prefira sempre móveis pequenos e pouco volumosos para este tipo de áreas, pois a decoração será mais leve e fácil de limpar. Um ambiente minimalista é a solução para estes casos.
 
 
02-Ambiente-pequeno-moveis-pequenos.jpg

 

Móveis baixos


Para combinar com a dica anterior, um truque simples para quem tem um pé direito de casa baixo é recorrer a móveis com pouca altura. Irá parecer que a divisão tem mais altura e dará a sensação de amplitude a qualquer espaço.
 
03-Moveis-baixos..jpg
 

Móveis à sua medida


Para divisões pequenas aproveitar cada centímetro é fulcral, no entanto, devemos fazê-lo de forma consciente e estruturada para um ambiente clean. Desta forma, móveis feitos à medida podem ser o elemento chave para remodelar uma divisão com áreas reduzidas. Sugerimos aproveitar o espaço que fica livre por cima da cabeceira da cama. Os móveis feitos à medida neste espaço e nas áreas em torno das janelas são os que normalmente oferecem uma arrumação bastante útil, além de não criarem um impedimento visual. Aproveitando este espaço extra poderá dispensar mesas de cabeceira e também em alguns casos o guarda-roupa.
 
04-Moveis-a-sua-medida.jpg
 

Guarda-roupa com portas de correr


Tornar o roupeiro mais funcional é uma das formas de organizar a decoração do seu quarto pequeno. Recorrer a portas deslizantes é uma vantagem para áreas estreitas, pois não tem de se preocupar com o espaço frontal do roupeiro para abrir as portas. Se estiver a pensar em comprar um roupeiro novo, porque não comprar um com estas portas e com espelhos na parte exterior? Coloque o roupeiro espelhado em frente à janela principal do quarto e a luz irá refletir transmitindo mais luz e amplitude ao espaço.
 
05-Guarda-roupa-com-portas-de-correr..jpg
 

Pavimento flutuante com réguas/ladrilhos grandes ou pequenos?


O tamanho realmente interessa? Definitivamente! Existe uma regra básica no que diz respeito à escolha das dimensões das réguas/ladrilhos – Para as grandes divisões deve utilizar os formatos grandes para realçar o ambiente espaçoso. No que diz respeito às divisões pequenas e irregulares, os formatos mais pequenos combinam melhor com as proporções do espaço. Visite o nosso site e descubra todos pavimentos que temos indicados para quartos pequenos!
 
06-Pavimento-flutuante-com-reguas-ladrilhos-grandes-ou-pequenos..jpg
 

Revestimento de parede - Natureza ou modernidade


Usualmente, para divisões pequenas existe uma preferência por cores claras, como o branco, os tons neutros e pastel. Não obstante, recorrer a cores escuras poderá ser uma hipótese interessante apostando numa parede com um revestimento de tom mais escuro para criar contraste. A coleção Tatami da Granorte é constituída por ladrilhos em cortiça e tem disponível uma gama de 3 cores e uma textura única, perfeita para colocar numa parede criando um design moderno e inspirador para o quarto. Se preferir antes um acabamento mais tradicional, poderá escolher a coleção Decodalle que oferece um acabamento em cortiça natural com várias tonalidades e texturas surpreendentemente elegantes e diversificadas.
 
07-Revestimento-de-parede-natureza-ou-modernidade.jpg
 
Coleção Tatami  Coleção Decodalle
 

Team TV no quarto


Se não prescinde de uma televisão no quarto, a melhor opção será colocá-la na parede, assim terá a zona em frente à TV disponível para circular. Para complementar esta dica deve utilizar um painel de forma a esconder os fios da tv, oferecendo um ambiente organizado e clean.
 
07-Team-Tv-no-quarto.jpg

Limpeza e organização sempre em ordem


Manter uma casa limpa e organizada é o primeiro passo para preservar um ambiente acolhedor e convidativo. Isto acentua-se em ambientes mais pequenos. A principal sugestão aqui é bastante simples: não deixe acumular roupa e outros objetos pelo quarto. Sempre que for trocar de roupa coloque a usada para lavar. O mesmo se aplica caso costume comer no quarto, se não prescinde de um pequeno-almoço na cama utilize um tabuleiro para manter o quarto limpo.

A mais importante e desvalorizada tarefa é a cama feita antes de sair de casa. O hábito de fazer a cama antes de sair de casa corresponde à primeira conquista do dia e não existe nada melhor do que abrir a cama e deitar-se nos lençóis limpos e frescos.
 
09-Limpeza-e-organizacao-sempre-em-ordem.jpg
 

Já visitou o nosso Showroom Virtual?

Visiteonossoshowroomvirtual.gif

 

Visite o nosso showroom em qualquer lugar e em qualquer momento
Showroom Virtual

Receba a nossa newsletter