‹‹ voltar

8 passos para a limpeza completa da sua casa

dicas para uma páscoa diferente ››
As últimas semanas (e as futuras) serão muito provavelmente lembradas como as mais caseiras da história. Agora, e mais do que nunca, será fundamental tornar a sua casa num local seguro, capaz do receber da melhor maneira até que os tempos de alerta e emergência terminem.

Eis as nossas sugestões para se certificar que não dá tréguas ao vírus dentro de casa.
 

1. Utilize máscara e luvas

De maneira a que o pó não afete as suas vias respiratórias enquanto está a varrer ou aspirar, utilize uma máscara para se proteger. Num momento em que os casos de coronavírus estão a aumentar em Portugal, é essencial que se proteja. Por essa razão, utilize sempre luvas enquanto está a limpar.
 

2. Limpe bem as janelas

As janelas são um dos grandes desafios no que diz respeito à limpeza de casa. Mas não é por ser díficil que as deve deixar de limpar, uma vez que é nelas que o ar bate. Lave-as com um agente próprio para limpeza de vidros e utilize um desinfetante no final. Não se esqueça dos cantos e de outros complementos que não o vidro.
 
Abra-as-janelas.jpg
 

3. Abra as janelas

A partir do momento em que está trancado em casa e não há nenhuma fonte de ar fresco aberta, o ar que está a respirar é sempre o mesmo, tornando-se poluído ao longo do tempo. Por essa razão, opte por abrir as janelas logo pela manhã e deixe a casa arejar até à hora a que costumava sair de casa para ir trabalhar.
 
Limpe-os-móveis-com-desinfetante-2.jpg
 

4. Limpe os móveis com desinfetante

Em primeiro lugar, não vá ao supermercado comprar todas as garrafas de desinfetante que encontrar. Para além de já serem poucas, devido ao aumento da procura desde que surgiu o novo coronavírus em Portugal, outras pessoas também vão precisar desses produtos. Compre apenas o que é necessário. O segundo passo é utilizar uma toalha de limpeza por divisão para não misturar germes. Coloque o desinfetante nos móveis depois de os ter limpo com os produtos habituais.
 
Limpe-as-paredes-e-os-cantos.jpg
 

5. Limpe as paredes e os cantos

Não pense que é apenas ao limpar as mesas e os móveis que está imune ao vírus. Grande parte do lixo de casa, encontra-se acumulado nos cantos da casa. Opte por utilizar um spray desinfetante e uma toalha para limpar as paredes. Para os cantos, utilize uma vassoura e o desinfetante.
 
Coloque-desinfetantes-na-casa-de-banho-1.jpg
 

6. Coloque desinfetantes na casa de banho

As casas de banho são um dos locais que mais germes contêm. Com o Covid-19 todo o cuidado é pouco, portanto, coloque um desinfetante na casa de banho para que cada pessoa possa aplicá-lo nas zonas utilizadas.
 

7. Lave a roupa

Os especialistas aconselham uma lavagem na máquina a uma temperatura de pelo menos 60 a 70 graus para garantir a eliminação do vírus. Se não for possível lavar tudo a altas temperaturas, poderá acrescentar, por exemplo, água oxigenada ao seu detergente habitual. Para tecidos e estofados que não podem ser lavados na máquina, recomendamos o uso de equipamentos a vapor e aspiradores de pó equipados com um filtro HEPA.
 

8. Limpe diariamente!

É aconselhável levar a cabo estas práticas diariamente. O último conselho é seguir as principais indicações sugeridas pela OMS: utilizar álcool com pelo menos uma concentração de 75% (somente para desinfectar as suas mãos) e produtos de cloro (lixívia comum), para limpeza de superfícies.

Receba a nossa newsletter