‹‹ voltar

Quais são os pavimentos mais fáceis de limpar?

de portugal à bélgica: uma jornada pela quick-step ››
Com o estilo de vida moderno e agitado que todos levamos hoje em dia, a última coisa que a maioria dos proprietários deseja é preocupar-se com a limpeza dos seus pavimentos. Entre o trabalho, as responsabilidades familiares e o tempo de lazer, poucas pessoas querem gastar horas preciosas a esfregar e a aspirar. Sim, a estética importa, mas também a tranquilidade de ter um pavimento de baixa manutenção é um fator chave no processo de escolha de um pavimento. Afinal, quem não quer uma casa bonita e arrumada sem muito esforço? Felizmente, existem várias opções de pavimentos que combinam beleza e praticidade, tornando a vida diária um pouco mais fácil. Com isso em mente, aqui estão algumas das melhores opções de pavimento flutuante com uma breve explicação sobre quais as vantagens de cada um.
 
Betão-Cinza-MUS5488.jpg

 

Pavimento de madeira, uma escolha clássica


A popularidade duradoura dos pavimentos de madeira não é por acaso. Além de serem intemporais e versáteis, também são fáceis de limpar. A maioria dos pavimentos de madeira é selada com um acabamento, significando que uma boa limpeza com uma mopa humecida ou aspirador, seguida de uma limpeza com uma mopa seca, é tudo o que precisa para deixar os seus pavimentos de madeira a brilhar. Além disso, a madeira acrescenta um toque de elegância e calor a qualquer espaço, sendo uma escolha clássica que nunca sai de moda.
Carvalho-Castanho-Caramelo-Extra-Mate-CASC3888.jpg
 

Vinil, a solução mais prática


Os pavimentos de vinil continuam a crescer em popularidade, e não é apenas porque podem facilmente passar por uma cerâmica ou uma madeira por um valor mais baixo. A limpeza dos pavimentos de vinil também é bastante simples! Tal como os azulejos, a manutenção dos pavimentos de vinil geralmente envolve apenas varrer ou aspirar para remover o pó ou resíduos, seguido de uma mopa humedecida, a sua resistência natural à água permite uma limpeza mais profunda com água. Na LISTOR existe uma variedade de opções bonitas e duráveis de vinilm, como destaque para as marcas Quick-Step e Torlys, por isso não deixe de conferir se está à procura de pavimentos práticos e de fácil limpeza.
 
Carvalho-Nata-AVSPU40277.jpg
 

Laminado, um pavimento de baixa manutenção


O pavimento laminado, semelhante ao vinil, também é uma ótima opção se procura pavimentos a um preço razoável que também sejam fáceis de limpar. Varra o seu pavimento laminado, seguido de uma mopa humedecida, e normalmente é tudo o que precisa para manter tudo impecável. No entanto, como os pavimentos laminados são composto por um painel de fibra alta densidade de madeira, evite limpá-los com água, pois isso pode causar deformações. Para os proprietários de pavimento laminado, utilize um concetrado com ph neutro para manchas duradouras. A grande vantagem dos pavimentos laminados é a sua resistência aos riscos.

Merbau-EL996.jpg
 

 A rotina de beleza dos pavimentos flutuantes


Instruções de limpeza para pavimentos flutuantes
Limpeza semanal: a seco
Para uma manutenção regular, recomendamos usar um aspirador ou uma mopa seca uma vez por semana. As fibras especiais da mopa tem uma capacidade elevada de absorver a sujidade.
Limpeza mensal: ligeiramente húmida 
Uma ou duas vezes por mês, aconselhamos que faça uma limpeza mais a fundo com uma mopa de microfibras hÚmida, dependendo da frequência com que o pavimento é usado e quão sujo fica. Tenha cuidado para não usar demasiada água: não é necessário fazê-lo e poderá danificar o pavimento.

  • Aspire ou limpe a fundo o seu pavimento para se certificar de que retira todo o pó. Certifique-se de que o aspirador está equipado com rodas macias e com escova especial para parquet (no caso dos pavimentos de madeira).
  • Limpeza residencial: utilize o produto de limpeza recomendado pela marca ou com um PH neutro. A quantidade de produto de limpeza a utilizar irá variar consoante a sujidade e a dificuldade de remoção. No caso de uma limpeza de manutenção regular é recomendado 1 colher de chá de produto de limpeza, 5ml, diluído por um litro de água.
  • Limpeza intensiva de pavimentos com sujidade persistente: utilize o produto de limpeza recomendado pela marca ou com um PH neutro. No caso de uma limpeza mais intensiva é recomendado utilizar 3 a 4 colher de chá de produto de limpeza, 20ml, diluído por um litro de água. Encha um balde com água limpa para enxaguar a sua mopa.
  • Humedeça o pavimento com a solução e comece a limpá-lo. Enxague a mopa no balde com água limpa e esprema-a bem. Depois, limpe novamente o pavimento até que fique totalmente seco.
Carvalho-Rustico-CLM5788.jpg
 

Gostou do nosso blog?

 

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter