‹‹ voltar

O pavimento flutuante é adequado para o piso radiante?

torlys lança novidades nos pavimentos everwood ››

Seja numa construção de raiz ou numa obra de renovação, o piso radiante é cada vez mais popular. A melhoria da eficiência energética da habitação tornou-se num ponto fulcral, pois para além de valorizar o valor do imóvel proporciona um conforto ideal em qualquer época do ano. Apesar de ser uma das soluções mais dispendiosas para aplicar numa habitação é, talvez uma das que faça mais sentido para quem adora andar descalço em casa. Mas será que é adequado utilizar um pavimento flutuante sobre um piso radiante?
 
Carvalho-Cinza-Nebuloso-CLM5795.jpg
 
A resposta é sim, podemos colocar um pavimento laminado, vinílico, parquet ou em cortiça sobre um pavimento hidráulico ou radiante. A única diferença será a sua resistência térmica, sendo os pavimentos vinílicos os que apresentam uma taxa de resistência inferior. Quer isto dizer que o aquecimento da sua superfície será muito mais rápido do que os restantes. Cada tipo pavimento tem as suas características e com elas uma norma diferente de aplicação e de uso do piso radiante.
 

Piso radiante – Sistema Hidráulico


Existem atualmente duas soluções para o aquecimento do pavimento: através de um sistema de águas aquecidas (hidráulico) ou através de um sistema de energia eléctrica.

O sistema hidráulico consiste na instalação de uma rede de tubos onde circula a água para permitir o aquecimento e o arrefecimento de superfícies. A instalação é feita idealmente na fase de construção ou numa remodelação de um edifício, pois é necessário embutir na betonilha. A longo prazo, o sistema hidráulico poderá ser a solução mais vantajosa, pois permite uma poupança significativa nos custos de aquecimento, principalmente nos dias mais frios do ano, sobretudo se o líquido for aquecido com o recurso a energias renováveis.
 
Sistema-Hidralico.jpg
 

Piso radiante - Sistema eléctrico 


Já no caso do sistema eléctrico o custo inicial será inferior, pois não necessita de uma infraestrutura especial, como as caldeiras ou as bombas de calor, que são necessárias no sistema anterior. Para além disso, é um sistema mais barato de instalar. Esta solução é perfeita para remodelações, pois não é necessário realizar uma elevação do pavimento para a sua aplicação.
 
Sistema-Electrico.jpg
 
Pode ainda ser instalado em pavimentos preexistentes, para uma colocação de um novo pavimento em cima. Este sistema poderá ser um pouco mais dispendioso a longo prazo. Tudo dependerá do uso e do número de metros quadrados de piso radiante que tem. O ponto positivo é a sua manutenção e a sua rápida regulação de temperatura.
 
Rosa-Suave-ILCL40269_1_.jpg
 

Que cuidado devemos ter nos pavimentos flutuantes


Quando instalamos um pavimento sobre um sistema de piso radiante com aquecimento ou arrefecimento, é necessário seguir as normas específicas para cada tipo de pavimento. Estas normas devem ser seguidas e respeitadas em conjunto com os sistemas de aquecimento. Não se esqueça de utilizar os acessórios indicados pelas respetivas marcas. O uso de um underlay especificado, além otimizar o piso radiante irá proteger o seu pavimento de possíveis danos.

 
 

Pontos gerais a ter em atenção para sistemas de aquecimento


  • A temperatura máxima permitida na parte superior do pavimento é de 27ºC. 
  • Altere SEMPRE a temperatura GRADUALMENTE no início e no fim do período de aquecimento, evitando assim danos colaterais no pavimento.
  • São permitidas variações diárias da temperatura do pavimento desde que a temperatura máxima do pavimento se mantenha dentro dos limites. 
  • A humidade relativa do ar do espaço utilizado deve ser mantida dentro dos limites indicados nas instruções gerais de instalação. Poderá  recorrer a um humidificador para controlar estes valores. 
  • Evite sempre a acumulação de calor através de carpetes, tapetes ou por um espaço insuficiente entre a mobília e o pavimento.
  • Durante o periodo de aquecimento poderá acontecer uma abertura de juntas.
 
Betão-Seixo-ILCL40276-min.jpg
 

A importância da resistência e isolamento térmico


Como referido anteriormente, cada pavimento tem uma resistência térmica diferente e quanto maior for essa resistência, maior será o tempo para aquecer a superfície do mesmo. Em alguns casos, nos pavimentos em madeira com mais 18mm de espessura poderá mesmo bloquear a passagem de calor. De forma a otimizar o sistema de aquecimento, é necessário aplicar uma camada isoladora por baixo do sistema de aquecimento. Assim, o calor será refletido da camada isolante e dirigido através do pavimento.
 
Carvalho-Branco-Premium-SIG4757.jpg Rocha-Oxidada-AVST40235_1_.jpg Carvalho-Tradicional-INT3902.jpg
 

Pavimento laminado
– Todos os pavimentos laminados da LISTOR podem ser utilizados em conjunto com sistemas de aquecimento e de arrefecimento com temperaturas que nunca podem ultrapassar os 27ºC. A instalação do pavimento deve ser sempre “flutuante” e a escolha do underlay deverá ser a mais indicada para essa finalidade.

Pavimento em vinil – Um dos melhores exemplos é o vinil, um irrepreensível condutor térmico, pois faz com que aqueça rapidamente o ambiente. É adequado para uma instalação de um sistema de aquecimento e de arrefecimento. Se procura um pavimento confortável para combinar com um piso radiante esta é a escolha certa.

Pavimento em madeira - Os nossos pavimentos em madeira são também compatíveis com pisos radiantes. Para este tipo de pavimento existem dois opções de instalação, um através da colagem ou através do encaixe click, flutuante. Para última opção não se esqueça de escolher o underlay mais adequado. No caso da instalação através de colagem, esta solução permite um aquecimento mais eficiente.

Já visitou o nosso Showroom Virtual?

Visiteonossoshowroomvirtual.gif

 

Visite o nosso showroom em qualquer lugar e em qualquer momento
Showroom Virtual

Receba a nossa newsletter