"Atualmente a instalação de um pavimento em madeira tornou-se numa tarefa menos complicada que até os menos dotados em bricolagem podem tentar fazer."


Os pavimentos em madeira oferecem um conforto estético e térmico incomparável. A sua instalação em tempos distantes era bastante complicada, demorosa e provocava bastante sujidade. Em alguns casos era necessário aguardar dias até conseguir desfrutar do seu pavimento.

Carvalho-Caramelo-Oleado-IMP1625S.jpg
Atualmente a instalação de um pavimento em madeira não é uma tarefa difícil, inclusive para os menos prendados em bricolagem. Não tenha receio, o mais difícil é começar. Se preferir a ajuda de um profissional, a Listor, tem uma lista de revendedores distribuídos pelo país que o podem ajudar, garantindo uma instalação perfeita do seu pavimento com acabamentos a condizer.

De que está à espera para começar a instalar o seu novo pavimento em madeira e dar uma nova vida à sua casa?

 
instalar-um-pavimento-em-madeira.jpg  
   

Escolha a sua instalação: encaixe (flutuante) ou colada

 


O pavimento em madeira pode ser instalado de duas formas: por encaixe (flutuante) ou colado. A principal vantagem de uma instalação flutuante é que pode andar sobre ele assim que instalado.

Já numa instalação colada a principal vantagem advém da sua fixação, evitando assim que o pavimento se “mova” consoante a variação de temperatura e das humidades do ar.

Antes de realizar qualquer passo deve verificar sempre as instruções de instalação fornecidas pela marca do pavimento, de forma a manter a sua garantia. Independentemente da sua escolha, tenha em conta que todos os pavimentos em madeira comercializados pela Listor são compatíveis com pisos radiantes.

Flutuanteoucolado.jpg

 
   

Limpeza e verificação do estado sub-pavimento 

 

Antes de iniciar a instalação do seu pavimento em madeira deve verificar o estado da sua betonilha. A limpeza deve ser feita minuciosamente com um aspirador ou com uma mopa, evitando assim possíveis ruídos de ranger ou danos causados ao pavimento depois de instalado.

É recomendado que trabalhe num subpavimento nivelado, seco e limpo. Pequenas fendas e desinvíeis (+2mm por metro) devem ser corrigidas com um reboco horizontal que servirá para regularizar a superfície, de modo a receber outro acabamento (cola ou underlay). Por fim, se colocar sobre um pavimento pré-existente é importante que as réguas ou ladrilhos soltos sejam também corrigidos.
 
   
 
   

Underlay ou cola

 


Ao escolher uma instalação flutuante é necessário utilizar um underlay. Existem diferentes tipos de underlays que se adequam a cada espaço da sua casa. Estes providenciam uma base estável, nivelando e alisando pequenas irregularidades do seu sub-pavimento. Além disso, proporcionam um ótimo isolamento acústico, minimizando ruídos de ranger e aumentando o conforto térmico.

No caso da instalação colada, irá necessitar de uma cola de alta qualidade para garantir uma instalação resistente e duradoura, evitando possíveis levantamentos do pavimento. A probabilidade do ruído de ranger nesta aplicação é inferior. Por outro lado, o isolamento acústico e térmico poderá ser menor comparativamente à instalação de encaixe.

 

Encaixeoucolada.jpg

 
   
   

3 Passos para instalar o underlay

 


Como já referido anteriormente uma instalação flutuante necessita sempre de um underlay, que funciona como uma almofada entre o cimento/base e o pavimento. Siga os passos seguintes para uma instalação perfeita.

- Desenrole o underlay e encoste-o o mais possível à parede, depois corte com uma faca o excesso;
- Assente uma fila de cada vez e certifique-se de que vai na mesma direção em que pretende assentar o pavimento;
- Quando desenrolar o segundo rolo utilize a fita-cola para uni-los e para proteger contra a humidade;

Verifique: se existe alguma sobreposição de duas camadas de underlay e corrija, se for o caso, para evitar irregularidades no pavimento.

Underlay-aplicacao.jpg

 
   
 
   
Checklist de ferramentas necessárias  

Está tudo pronto para iniciar a instalação do pavimento em madeira? Fizemos uma checklist de materiais que não podem faltar na sua instalação.

- Lápis e bloco de notas;
- Fita-métrica e esquadro;
- Material de segurança: Luvas, óculos, máscara e joalheiras;
- Martelo e bloco proteção para não danificar as réguas;
- Faca para cortar o underlay;
- Espátula para cola;
- Serra vertical para cortar as réguas;
- Espaçadores de dilatação, barra metálica e calço;
- Fita adesiva
- Serrote de esquadria para ajuste necessários nas portas;

 
 
   

Aplicação do pavimento em madeira

 


Antes de começar a aplicar o pavimento em madeira deve medir a área de colocação do pavimento para que as fileiras das réguas tenham uma largura uniforme entre si. Faça a medição com fita métrica e tire as medidas evitando assim o desperdício.

Relembramos que o pavimento antes da aplicação deverá estar dentro das embalagens (fechadas), durante 48 horas, no local da aplicação, para que o material se adapte naturalmente à temperatura ambiente!

 

48H-Antes-da-instalação.jpg

 
   

Cinco passos para uma instalação bem-sucedida num pavimento em madeira

 


- Descubra quantas fileiras de réguas irá necessitar. Para isso, deve medir a largura da divisão (ex.100 cm) e dividir pela largura de uma régua (ex.19cm). Ex: 100/19 =5,3 réguas por fileira. A medida restante divide-se entre duas tábuas que se encontram nas extremidades da divisão.

- Comece por assinalar na parede onde irá colocar a primeira régua. Para uma fácil instalação a última régua deve ter no mínimo 4 cm de largura.

- Para um resultado final profissional, a primeira fileira não deve ser aplicada junto da parede, pois na sua maioria, as paredes não são totalmente direitas. Aconselhamos somente colocar junto da parede quando terminar mais do que três fileiras.

- Faça o encaixe da primeira régua da segunda fila na primeira régua e continue. Poderá utilizar o martelo e o calço para ajudar a encaixar as réguas entre si. Nos acabamentos das extremidades utilize a barra metálica.

- É recomendado que deixe, no mínimo, 30 cm entre as extremidades das juntas, de forma a alternar o alinhamento. Utilize os espaçadores de instalação entre a extremidade das réguas e a parede. Sabendo assim qual será a margem de dilatação apropriada (entre 8 a 10mm).

 

 
   

Atenção ao serrar o seu pavimento em madeira

 


Para ter a certeza de que o seu pavimento encaixa na perfeição no seu espaço irá precisar de serrar o seu pavimento em madeira. Utilize umas luvas de proteção e tenha o lápis à mão. Desenhe as linhas de corte e use a superfície de madeira nobre virada para cima, utilize um serrote, serra circular ou tico-tico para fazer um corte perfeito.

 

 
   

Dê um acabamento perfeito ao seu pavimento em madeira

 


Finalizada a instalação do seu pavimento em madeira ficam apenas a faltar os últimos detalhes. Os Perfis de acabamento e os rodapés são essenciais para um acabamento perfeito. Os perfis de acabamento e rodapés são fundamentais para que um pavimento flutuante não tenha quaisquer problemas durante anos, pois permitem que o pavimento se expanda e contraia sem que se note no dia-a-dia. Existem várias marcas que dispõem no seu catálogo de rodapés e perfis com a cor correspondente ao pavimento, oferecendo um acabamento perfeito em cada canto do seu espaço.

Para um acabamento mais elegante é aconselhado a utilização de rodapés.

 

Dê-um-acabamento-perfeito-ao-seu-pavimento-em-madeira.jpg

 

 Ficou com dúvidas?

 


Semprepertodesi.png

 

Receba a nossa newsletter