Depois de dois longos anos de pandemia fora do ginásio e com a passagem das férias surge um novo ciclo de treinos. Na rua ou dentro de casa, qualquer espaço é indicado para a prática desportiva. Ter uma sala dedicada para o exercício tornou-se bastante popular nos últimos anos, e a pandemia sem dúvida que transformou este novo hábito numa tendência. A procura por alternativas ao ginásio foi bastante óbvia. Na rua ou dentro de casa, estes eram os locais mais seguros para treinar. A procura por um local confortável e versátil para treinar tornou-se, para muitos, urgente e atualmente é possível construir um autêntico mini ginásio com pouco esforço. Aqui apresentamos algumas dicas por onde deve começar para construir o seu ginásio para que não perca mais tempo sem treinar.

Tempodevoltaraostreinos.jpg
 

A escolha do melhor local


Esta é a pergunta que todos devem começar por fazer. Se houver algum espaço da sua casa que não utiliza recorrentemente é possível que esse seja o melhor local para construir o seu ginásio. Um escritório que raramente utilize, uma garagem ou até mesmo num sotão com espaço a mais são locais ideais. Se não tiver nenhuma destas opções não se preocupe. Procure o espaço mais amplo da sua casa e reserve uma parte para esse efeito. Guarde o material mais pequeno numa estante ou coloque em caixas de plástico e assim terá sempre um espaço limpo e arrumado. Se houver visitas terá um espaço mais discreto.
 
Porondecomeçar.jpg
 

Por onde começar


Antes de mais, deve planear que tipo de materiais quer ter em casa e verificar se existe espaço para os exercícios que pretende praticar. Defina o tipo de exercícios a realizar e quais são os materiais que deve comprar. Veja os materiais que fazem mais sentido para o seu espaço e em seguida crie uma lista de artigos, pois existem sempre várias opções no mercado com diferentes preços. Um tapete, uns acessórios ou uma máquina dobrável são o suficiente para começar os primeiros exercícios. Encontre a sua motivação num espaço convidativo com o material de treino essencial. Foque-se no que realmente importa.
 
Melhorlocal.jpg
 

O conforto também conta


Os ginásios domésticos são frequentemente salas multifuncionais, não só para sessões de cycling mas também para proporcionar um espaço para relaxar e descontrair. Por isso, o design da sala é muito importante. Pense em utilizar materiais tácteis, naturais e macios com cores para irradiar calma e harmonia. Não se esqueça da presença das plantas para o efeito positivo, trazendo para casa o poder curativo da natureza. Nem é preciso dizer que uma sala com um mini ginásio não se contenta com qualquer tipo de pavimento. Um pavimento macio que também resista a qualquer choque, como é o caso do Alpha Vinyl da Quick-Step, é o ideal. A sua camada superior protetora e um núcleo forte protege o pavimento contra arranhões e contra o impacto de objetos pesados, como por exemplo os pesos. A sua superfície é termicamente confortável e macia e é perfeita para exercícios, enquanto as qualidades de absorção de som do vinil promovem uma sensação de calma.
 
Oconfortotambemconta.jpg
 

Mais luz, mais motivação


É muito importante criar fatores de motivação para continuar a treinar sem se sentir desmotivado ou sem energia. Um espaço com bastante luz natural ajuda a estar sempre desperto e pronto para o treino. Lembre-se que caso não tenha outra alternativa pode sempre optar por comprar lâmpadas led ou fluorescentes, pois estas não aquecem e providenciam uma luz mais natural ao espaço.
 

Ventilação para os momentos mais difícies


É normal que durante a prática de exercicío físico necessitarmos de uma ventilação extra. Exercícios de cardio normalmente são mais difíceis de realizar sem uma ventilação. No entanto, não deixe que o calor o faça parar o treino. Se o seu espaço para o mini ginásio tiver uma janela aproveite para arejar antes e depois do treino, evitando assim maus odores provacados pelo exercício físico.
 
Mais-luz-mais-motivação-min.jpg
 

Música para treinar com energia


Faça uma playlist das melhores músicas para o tipo treino que está a praticar e deixe-se levar pelo ritmo da música, ela é a fonte de motivação capaz de nos distrair do desconforto e do cansaço. Não se esqueça das colunas portáteis para o seu espaço de treino.
 
Musicaparatreinar.jpg
 


Gostou do nosso blog?

 

Subscrevaagora.gif

Receba a nossa newsletter