‹‹ voltar

Segredos para decorar um quarto de estudantes

efeitos de luz ››
Está a chegar mais um ano letivo e para muitos estudantes novos desafios. A entrada na universidade representa, para muitos casos, a saida do local de residência e com isso as primeiras experiências de viver longe da família. Começa o grande desafio de encontrar um quarto a um preço acessível e que tenha as condições ideais. Nem sempre é fácil encontrar o espaço imaginado devido à grande procura. No entanto, com um pouco de empenho qualquer cantinho pode ser transformado num espaço único que o faça sentir-se em casa. Inspire-se nas ideias de decoração que vamos sugerir para ter um quarto universitário perfeito.
 
Segredosparadecorarumquartodeestudantes.jpg
 

Faça uma lista


Antes de começar a decorar o seu quarto, pense no mais básico que não pode faltar. Como vai estar longe da família será importante que nada lhe falte. Verificar se está tudo em ordem como por exemplo a cama, o colchão, a secretária e uma cadeira são elementos cruciais que não podem falhar no momento em que alugar o quarto.
 
Faça-uma-Lista.jpg
 

Moral de memórias


Nada melhor do que começar a decoração do seu quarto por uma parede. Construir um moral com fotografias, posters de filmes, séries ou jogos será um bom começo. Deixe algum espaço nesse moral para acrescentar novas fotografias que possam surgir ao longo do tempo. Para colar as fotografias ou posters a melhor opção é fita-cola de dupla face ou bostik para evitar criar um furo na parede. Poderá utilizar também um móvel para o mesmo efeito, com a vantagem de conseguir juntar objetos com valor sentimental no mesmo espaço. É sempre bem-vindo um quadro de cortiça bem à vista para colocar o horário ou pequenas anotações que tenha de mudar com alguma frequência e em termos estéticos fica sempre bem em qualquer lugar.
 
Moraldemomórias.jpg
 

Cada detalhe faz toda a diferença


Por norma, os quartos de uma residência de estudantes são pequenos. Por isso, não existem grandes alterações que possam ser feitas. Assim sendo, devemos dedicar todo o nosso foco aos pequenos detalhes para que se possa transformar o espaço. Aposte em velas, molduras e espelhos, pois os objetos mais pequenos são mais fáceis de introduzir na decoração de um quarto para além de transmitirem um ambiente organizado e clean. Além disso, refletem o seu gosto e personalidade. Outra ideia simples e barata é a introdução de livros na decoração, uma vez que são perfeitos para criar um ambiente estudantil. Hoje em dia em feiras de rua ou em alfarrabistas consegue encontrar livros a preços bastante acessíveis.
 
Cadadetalhefaztodaadiferença.jpg
 

Aposte numa boa iluminação


Fundamental para as longas noites de estudo, a iluminação é uma das características principais num quarto de estudante. A maioria dos quartos, só tem disponível a luz principal que é insuficiente para quem passa longas horas à frente de um computador e de livros. Para facilitar os estudos aposte num candeeiro na secretária, pois irá esforçar menos a vista quando estiver a estudar e irá sentir-se mais concentrado e ativo durante mais tempo. Na mesa-de-cabeceira, não se esqueça de uma luz de presença amarela. Seja para ver séries na cama ou para ler um livro, esta luz irá ajudar a acalmar e a adormecer mais facilmente. Para deixar o seu quarto ainda mais acolhedor poderá apostar em luzes de fada led ou fita de led, para colocar por baixo da secretária ou em prateleiras. Estas luzes têm ajuste de intensidade, sendo que deverá colocar numa intensidade adequada para si criando assim um ambiente aconchegante.
 
Apostenumaboailuminação.jpg
 

Maximize o seu espaço


Verdade seja dita, nem sempre os quartos de estudantes são os mais espaçosos e, por vezes, é difícil colocar tudo o que queremos. Faça uso de prateleiras junto da secretária, para ter um cantinho só mesmo para o estudo. Isto irá ajudá-lo a motivar e concentrar apenas naquilo que realmente importa. Para maximizar o espaço do seu quarto pode aproveitar espaços vazios como por exemplo debaixo da cama onde poderá colocar cestas, malas antigas ou caixas em plástico, de imediato ficará com espaço para arrumar as coisas que não utiliza diariamente.
 
Maximizeoseuespaço.jpg
 

Esconda os defeitos


A probabilidade de encontrar algumas marcas no chão e paredes do seu quarto é bastante grande. A maneira mais fácil de esconder as marcas na parede é pendurar quadros ou posters. Já no caso do chão a utilização de tapetes será uma boa opção. Ao lado da cama e por baixo da secretária são os locais onde é provável existir mais desgaste.
 
Escondaosdefeitos.jpg
 

Uma limpeza antes de começar


Antes de habitar o quarto deve realizar uma limpeza, mesmo que na maior parte das vezes o senhorio realize esta tarefa. Os cantos, o pavimento e o teto são os principais locais onde com uma rápida limpeza irá dar um cheirinho a lavado ao quarto. Nos pavimentos, se forem flutuantes recomendamos utilizar apenas uma mopa humedecida com um produto de limpeza recomendado e deixar secar. Não se esqueça de desinfetar a zona da cama e da secretária, pois são zonas mais expostas a germes.
 
Umalimpezaantesdecomeçar.jpg
 

Conclusão


O começo da vida universitária é um desafio para um jovem estudante, pois na maioria das vezes, implica uma mudança de cidade, da exigência dos estudos e uma mudança de casa bem como a primeira experiência em viver sozinho. Assim, se o seu quarto for um espaço confortável, acolhedor e organizado verá que os restantes desafios desta nova etapa serão mais fáceis de ultrapassar.


Gostou do nosso blog?

 

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter