‹‹ voltar

6 Dicas e inspirações para a sua cozinha vintage

já conhece o nosso showroom em lisboa ››
Conquistando cada vez mais seguidores, a decoração vintage tem demonstrado que ainda tem futuro e que irá perdurar na decoração de interiores. A cozinha vintage recorda-nos a sensação de aconchego e carinho que faz lembrar a casa da nossa mãe ou mesmo da nossa avó. O segredo da cozinha vintage encontra-se nas cores alegres como o amarelo, o azul e o verde-claro, utilizados principalmente nos eletrodomésticos, nos pavimentos e nas paredes. Todo o material têxtil marca uma posição no ambiente vintage. Encontre a inspiração de que precisa para decorar a sua cozinha vintage com a Listor!
 
Cozinha-Vintage-branco.jpg
 

Pontos-chave para uma decoração vintage


Antes de começar a decorar a sua cozinha vintage deve ter em mente alguns detalhes. As cores dos móveis, os eletrodomésticos e as paredes são os pontos-chave onde deve apostar para conseguir uma aparência vintage. Aposte nos tons coloridos nos eletrodomésticos, em móveis com formas arredondadas e nos tons brancos nas paredes, pois oferecem à sua cozinha um ambiente novo com aspeto vintage.
 
Pontos-chave-para-uma-decoração-vintage..jpg
 

Invista em elementos decorativos


Peças de metal e de cerâmica são uma escolha perfeita para uma decoração vintage. Invista em louças e potes de cerâmica e de metal e aposte nas peças coloridas. Traga charme para a sua cozinha com as panelas, as canecas e outros objetos em cores como vermelho, verde ou azul. Estas peças deverão ser destacadas nas paredes da sua cozinha, pois além de ser mais prático para alcançar no dia-a-dia, tornam a decoração especial e com vida.
 
Elementos-Decorativo..jpg
 

À vista e em destaque


O mais comum de se ver nas cozinhas nos dias de hoje são os armários de apoio todos fechados, com cores claras ou escuras, que escondem o que está guardado no seu interior. Numa cozinha vintage associamos de imediato um armário de vidro que mostra todo o seu esplendor. Louças à mostra são a cara do vintage e estão geralmente penduradas na parede sobre os balcões de apoio. Se já tiver armários antigos não os descarte. Ao invés, escolha uma cor alegre, como por exemplo o verde-claro, e pinte-os da mesma cor. Troque os puxadores por modelos mais antigos ou feitos em cobre como acabamento final.
 
Armarios-com-vidros.jpg
 

Os azuleijos não podem faltar


Se existe uma opção simples de decorar a sua cozinha num estilo vintage é sem dúvida através da aplicação de azulejos. Nas paredes opte por azulejos simples brancos ou com cores sólidas ou decorados com padrões tradicionais portugueses. Um bom exemplo deste tipo de azulejo é a gama Vita Decor, da Granorte que tem uma grande variedade de padrões com cores que se irão adaptar à sua cozinha. Vale a pena espreitar aqui. A sua cozinha irá ganhar uma vida totalmente diferente.

Geralmente os padrões em preto e branco ficam bem em qualquer cozinha e azulejos em branco ou tons pastel também. No entanto, cores como o verde-água, o azul ou o vermelho trarão personalidade à sua cozinha.
 
Cozinha-com-azulejos..jpg
 

O grande segredo está no frigorífico


Quer apenas dar à sua cozinha um toque minimalista e vintage sem ter de por mãos à obra? Aposte na escolha de um frigorífico tipicamente vintage, com formas arredondadas e com uma cor distinta que se destaque da restante decoração. Com esta pequena alteração, não terá que se preocupar demasiado com os outros elementos a utilizar. Para complementar, utilize pequenos detalhes como por exemplo bules, cestas e fruteiras que remetam a décadas passadas que ficam perfeitas nas cozinhas vintage.
 
Frigorificos-Vintage..jpg
 

Tons pastel e madeiras


Se prefere tons neutros para a sua decoração, saiba que os tons pastel são característicos da decoração vintage, pelo que são uma ótima opção para decorar a sua cozinha nesse estilo. Funcionam perfeitamente com a decoração moderna e ligam-se impecavelmente a outros elementos decorativos que possa ter na sua cozinha. Pode aplicar este tom nos armários de apoio. Não misture diferentes tons, escolha o mais indicado para si e aposte nele para pintar os seus móveis da cozinha.

Tons-Pastel.jpg
Para finalizar esta combinação, porque não um pavimento vintage? Opte por um pavimento com aspeto em madeira que transmita a sensação de aconchego ao ambiente. Com um estilo usado e vívido, o pavimento certo pode oferecer um charme e uma autenticidade ao seu ambiente sem precedentes. As superfícies são desgastadas para obter a sensação de passagem do tempo, levando um tratamento com um óleo natural para que cada régua se torne única e duradoura.
 
Carvalho-LimaExtra-Mate.jpg
 

Não tenha receio em combinar objetos antigos com modernos. A essência do estilo vintage consiste em combinar o antigo com o moderno, aproveitando materiais velhos, que fazem parte da sua história e das suas memórias, transformando-os em peças decorativas únicas e com personalidade. Assim, a decoração de uma cozinha vintage deverá assentar no equilíbrio entre o antigo e o moderno.


Gostou do nosso blog?

 

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter