| Os acessórios para o seu pavimento |



Quando escolhemos o pavimento para o nosso espaço, seja a nossa casa, o nosso escritório, devemos ter sempre em ponderação que vamos investir não só no pavimento em si, mas também em outros elementos que devemos ter em consideração. Entre eles, o underlay, os perfis, os rodapés e, muito importante, os produtos de limpeza que as marcas recomendam.

É obrigatório investir nestes elementos?

  
Não é "obrigatório" investir nestes elementos. No entanto, nós recomendamos vivamente dado que as marcas oferecem uma determinada garantia aos pavimentos se forem aplicados e utilizados da forma correta. Para além disso, a ausência destes elementos comprometem o pavimento causando vários problemas, os mais comuns, são levamento do piso, ruídos ou em situações mais graves a deterioração do pavimento.

Acabementos-com-estilo.jpg

Para que serve o underlay?

  
O underlay serve para proteger o seu pavimento de problemas que possam surgir por baixo, como por exemplo a humidade, e para o tornar mais confortável quer a nível acústico quer a nível térmico. Este elemento é imprescindível para que o seu pavimento se mantenha impecável e irresistível por muitos anos. 


DiferentesUnderlays.jpg

Se quiser saber mais sobre underlay pode verificar o nosso post "Underlay: o que precisa de saber", no qual damos uma breve descrição e os diferentes tipos.

Funcionalidade de um perfil

  
O propósito do perfil consiste em permitir que o seu pavimento tenha liberdade. Isto é, durante o inverno e durante o verão as temperaturas oscilam drasticamente e a fisionomia do seu pavimento também pode oscilar. Por outras palavras, o pavimento pode "crescer" ou encolher dependendo do tipo de pavimento e o local onde está aplicado. Para além disso, o pavimento pode ter diferentes direções aquando da sua aplicação e o perfil ajuda a manter a estética e a elegância do seu pavimento.

perfis-de-varias-cores_1_.jpg
Assim sendo pode afirmar-se que um perfil tem várias utilidades, sendo de destacar 4 situações em que é necessário o uso de perfis para o seu pavimento.

Perfil de Desnível -
para fazer a ligação entre dois pavimentos com alturas diferentes.
Perfil de Transição -
para colocar nas entradas das portas ou quando existe uma mudança de direção. 
Perfil de Remate -
utilizado quando o pavimento termina e onde não seja possível aplicar um rodapé, como por exemplo nas portas do correr (janelas).
Perfil de Escada -
permite dar um acabamento às suas escadas com o design de pavimento que escolheu. 

Se o pavimento que está a colocar é para uma zona comercial ou com uma utilização intensiva recomendamos a aplicação de um perfil de metal por ter uma resistência mais adequada ao espaço. 

Perfil.jpg


Gostaríamos de referir um pormenor bastante importante de uma das marcas que representamos, o P
erfil Incizo da Quick-Step é um acessório de acabamento multifuncional que pode ser utilizado para um acabamento de pavimento e escadas em cores correspondentes ao pavimento. Basta cortar o perfil Incizo no formato desejado utilizando o cortador Incizo disponibilizado. É o que chamamos 5 em 1, ou seja, 1 perfil para 5 aplicações. Mostramos o exemplo em vídeo.
 



O Rodapé não serve apenas para a estética

  
 Tal como o perfil, o rodapé serve para preencher o espaço que sobra entre a parede e o pavimento. Durante a instalação é normal deixar entre 0,5cm a 1cm de espaço entre a parede e o seu pavimento. Além disso, protege a base da parede da sujidade e do impacto com utensílios de limpeza.
Existem rodapés adequados a qualquer situação. Normalmente, existem iguais ou compatíveis com o seu pavimento. Se preferir pintar existem modelos para esse efeito.


Rodapés-a-combinar.jpg

Fácil manutenção para um pavimento perfeito

  
Pequenos gestos todos os dias contribuem para a manutenção impecável do seu pavimento por vários anos. Por exemplo, algo simples que pode fazer diariamente é utilizar calçado diferente para o interior e para o exterior da sua casa, pois existem pequenas poeiras e micróbios no rasto do calçado.

Ao retirar o calçado assim que entra em casa está a evitar a propagação de micróbios pela sua habitação, para além de evitar trazer poeiras que possam riscar o seu pavimento.
Para uma limpeza rápida e segura os kits de limpeza que as marcas de pavimentos disponibilizam trazem uma solução que desinfeta e protege o aspeto original do seu pavimento. Pode também ver mais acessórios que a Listor tem para oferecer. 

Manutenção-livre-de-preocupações.jpg

Gostou do nosso blog?

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter