‹‹ voltar

Qual é o melhor tipo de pavimento para a sua lavandaria?

promoÇÃo classic estÁ de volta! ››
Com tantas opções a considerar e tantas opções de pavimento para lavandarias, escolher o pavimento certo pode fazer-te querer desistir. As lavandarias podem ser desafiantes quando se trata de escolher o pavimento adequado. Isto acontece porque o pavimento da lavandaria deve resistir a danos de múltiplas fontes.
 
Bege-Botanico-MUS5494.jpg

É necessário escolher um pavimento que possa resistir a produtos químicos da lavandaria, água e grande tráfego de pessoas, ao mesmo tempo que satisfaça o seu estilo de design pessoal, orçamento e necessidades de limpeza. Vamos avaliar cada tipo de pavimento com base nos seguintes critérios:

  • Resistência a manchas
  • Resistência à água
  • Resistência a riscos
  • Resistência a impactos
  • Acessibilidade
  • Longevidade
  • Manutenção
  • Estética


Dadas estas considerações, recomendamos afastar-se de soluções como a madeira maciça e alcatifas para a sua lavandaria e, em vez disso, optar entre vinil, laminado ou cerâmico. Aqui está uma lista de opções de pavimento que são duráveis, acessíveis e suficientemente elegantes para se adaptarem à sua lavandaria.

Pavimento vinílico


Existem dois formatos principais de vinil: ladrilho em vinil e réguas em vinil. Enquanto o ladrilho em vinil imita o aspecto de azulejos em porcelana, cerâmica e pedra natural, a régua em vinil imita o aspecto de um pavimento em madeira genuína. Estas opções de pavimento de alto desempenho são ótimas para lavandarias porque são excepcionalmente resistentes devido às suas composições em camadas. Ambos os tipos de pavimento em vinil são compostos por várias camadas sobrepostas, construídas à volta de um núcleo extremamente estável (normalmente em SPC), na parte superior existe uma camada de desgaste resistente, projetada para resistir a grande tráfego de pessoas e humidade. Também poderá optar pelo pavimento de vinil com um núcleo em LVT ou WPC, um tipo de pavimento de vinil mais caro, no entanto, o custo extra compensa com uma maior resistência e durabilidade. Além disso, este pavimento de vinil é projetado para se parecer mais com madeira genuína, utilizando texturas e designs mais realistas.
 
Rosa-Pastel-AVMTU40333.jpg

Sendo um tipo de pavimento composto por pvc, o vinil é resistente à humidade, tornando-o a nossa melhor opção para áreas molhadas como a lavandaria, cozinha e casa de banho. A instalação do vinil pode ser económica, já que alguns pavimentos de vinil são de aplicação fácil, normlamente encaixe click. É recomendado varrer o seu pavimento de vinil pelo menos uma vez por semana para o manter em perfeitas condições. A maioria dos derrames e manchas podem ser facilmente limpos com um pano húmido.

Se cuidar do seu pavimento devidamente, poderá durar décadas ou mais. No geral, se procura um ambiente moderno com uma solução contemporânea que possa lidar com os desafios da sua lavandaria, não procure mais do que um vinil.
Explora hoje diferentes opções de pavimento de vinil para encontrar o melhor que se ajuste para a sua casa.
 
Marmore-Carrara-Branco-AVST40136.jpg

Pavimento laminado


O pavimento laminado tem sido uma escolha popular em casas há anos devido à sua durabilidade e conforto. O laminado é também um dos tipos de pavimento mais atrativos e económicos do mercado. O laminado é feito utilizando o método de pressão direta e o método de alta pressão. Saiba mais sobre estes métodos:

  • O método de pressão direta funde todas as quatro camadas de laminado simultaneamente. Este método produz os tipos mais acessíveis e comuns de pavimento laminado.
  • O método de alta pressão funde camadas de laminado uma de cada vez com maior quantidade de pressão e calor para produzir as formas mais duradouras de pavimento laminado.
 
Pedra-Azul-Crepúsculo-MUS5485.jpg

O pavimento laminado é uma excelente escolha para pavimentos de lavandaria porque é acessível, de baixa manutenção, disponível em numerosas cores e padrões, e menos propenso a germes. Manter os pavimentos laminados limpos é fácil. Tudo o que tem de fazer é limpar quaisquer derrames ou acidentes à medida que ocorrem e varrer e lavar regularmente. O laminado também não necessita de qualquer selagem ou polimento.
Carvalho-Classico-Natural-IM1848_1_.jpg
Se está à procura de pavimento de fácil instalação, então o laminado é a solução! O laminado é conhecido pela sua instalação simples devido ao seu sistema de clique e encaixe. Embora os não profissionais possam instalar laminado, recomendamos vivamente a utilização de um profissional ao instalar este tipo de pavimento. As lavandarias tendem a ser propensas à humidade, por isso é importante garantir que um profissional instale as réguas de forma correcta e que utilize todos os acessórios para tornar o seu pavimento estanque para que nenhuma água ou humidade excessiva possa infiltrar-se.

Pavimento em parquet


Considera um pavimento cerâmico para um acabamento intemporal, bonito e resistente à humidade na sua lavandaria. O cerâmico tem sido uma opção popular de pavimento para lavandarias há muito tempo. Existem vários tipos de cerâmicos, cada um com um aspecto e uma textura diferente. Os cerâmicos podem ser divididos em duas categorias: cerâmicos e azulejos de porcelana.
Carvalho-Branco-Lirio-Extra-Mate-CASC5106.jpg

Os pavimentos em parquet têm vindo a ganhar popularidade como uma opção elegante e duradoura para lavandarias modernas. Com os seus padrões geométricos distintos e textura natural, o parquet acrescenta um toque de sofisticação e charme aos espaços de lavadaria. No entanto, tradicionalmente, os pavimentos em parquet não foram concebidos como uma solução para áreas húmidas e com alto tráfego. Contudo, nos últimos anos, os pavimentos em parquet têm evoluído significativamente, oferecendo agora características estanques semelhantes à dos pavimentos laminados.

Carvalho-Branco-Pérola-Extra-Mate-CASC6030.jpg
Tudo isto, graças aos avanços tecnologicos no processo de fabricação e na utilização de novos materiais, agora é possível de ter um pavimento parquet estanque, tornando-os uma escolha ainda mais atrativa para as lavandarias, nunca esquencendo de recorrer a um profissional e de utilizar os acessórios obrigatórios para uma instalação 100% estanque. Esta resistência à água adicionada proporciona uma proteção extra contra derrames, manchas e humidade, garantindo que o pavimento permaneça em excelentes condições mesmo em ambientes tão exigentes como as lavandarias. Com esta combinação de beleza, durabilidade e funcionalidade, os pavimentos em parquet são uma opção cada vez mais popular para quem procura um pavimento elegante e resistente para a sua lavandaria.

Tomar uma decisão

Embora o vinil, o laminado e o parquet sejam todas escolhas excelentes, a decisão final depende das suas preferências, orçamento e necessidades específicas. Entra em contacto com os nossos especialistas da LISTOR, que irão entrar em contacto consigo diretamente para orientar sobre qual pavimento é o melhor para a sua lavandaria personalizada.
 
Ardósia-Preta-AVSTU40035.jpg
 

Gostou do nosso blog?

 

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter