‹‹ voltar

Escolha o pavimento perfeito para a sua sala de jantar

qual o melhor pavimento para os nossos amigos de quatro patas? ››
Criar a casa dos seus sonhos começa sempre pela elaboração de uma lista de compras para cada divisão. A sala de jantar não é diferente, sendo um espaço social, é necessário que seja convidativa, moderna e elegante. A decoração deste espaço é ponto fundamental, pois cada peça deve complementar e combinar com as restantes.
 
CARVALHO-MEL-ESCOVADO-AVMPU40318.jpg

A escolha da mesa e das cadeiras é ponto fulcral deste espaço. No entanto, a escolha do pavimento para esta divisão também traz uma grande relevância para este ambiente. Consegue imaginar a sua sala de jantar perfeita? Dê uma vista de olhos no nosso blog e descubra qual é o pavimento perfeito para a sua sala de jantar.
 

Defina a cor do pavimento


Tons mais escuros ou mais claros? Tudo depende do tipo de ambiente que pretende atribuir ao seu espaço. A decoração em tons escuros deixa o ambiente mais intimista e sofisticado, porém, como qualquer cor, exige bom senso e alguns cuidados especiais na sua utilização. Para quebrar o paradigma de que a utilização de mobiliário e peças em cores escuras cria ambientes pesados e sombrios, esta tendência em decoração consegue surpreender. Os tons escuros trazem elegância e sofisticação aos espaços e podem ser utilizados em várias áreas da casa, conferindo um charme especial a cada uma delas.
 
Defina-a-cor-do-pavimento-min.jpg

No que diz respeito a tons claros, estas cores transmitem uma sensação de leveza, tranquilidade e harmonia, além disso, conferem uma sensação de amplitude e luminosidade. Estes tons são ideais para quem procura uma decoração mais serena e elegante. Cores como o branco, o bege e até mesmo o cinza podem ser utilizadas de variadas formas na decoração de interiores.

No entanto, é importante escolher a tonalidade certa e combinar tons claros com tons escuros para criar uma decoração equilibrada. Uma excelente opção e talvez das mais utilizadas no design de interiores é combinar tons claros e escuros através do uso de contrastes. Por exemplo, paredes em tons claros combinadas com móveis escuros criam um contraste interessante que ajuda a destacar cada elemento da decoração.
 

Qual é o design que mais lhe atrai


Sabia que existe a possibilidade de incorporar um padrão de cerâmica, pedra ou cimento cru no seu pavimento flutuante? O design de ladrilho pode ser uma excelente opção estética se desejar manter a aparência tradicional portuguesa dos cerâmicos em áreas sociais, sem abrir mão do conforto de um pavimento flutuante. Encontrar algumas variações de dimensões permitirá que escolha aquela que melhor se adequa ao seu espaço da sala de jantar. No entanto, as tendências dos últimos anos têm direcionado o design para o formato de réguas com o aspeto de carvalho, nogueira ou até mesmo merbau.
 
Qual-é-o-design-que-lhe-mais-atrai.jpg
 
As dimensões das réguas também têm variado bastante, seguindo sempre uma regra simples: utilizar formatos grandes para divisões amplas, a fim de realçar o ambiente espaçoso.
Para divisões pequenas e irregulares, os formatos mais pequenos combinam melhor com as proporções do espaço. Em ambientes combinados, como cozinha e sala de jantar no mesmo espaço, poderá combinar as duas soluções, criando assim um limite para cada uma das áreas.
 

Com e sem padrão


Seja criativo com as possibilidades de padrões que algumas coleções pavimentos flutuantes podem oferecer. Os padrões chevron, multistrip e herringbone são clássicos intemporais que estão a conquistar os espaços modernos. Trazem um toque de diferenciador que torna todas as divisões o centro das atenções. Com um pavimento poderá criar dois ou três padrões diferentes, dependo da coleção. Para espaços sociais como a sala de jantar poderá ser a alternativa perfeita para destacar este espaço. Com certeza os seus convidados não ficaram indiferentes ao destaque que estes padrões podem oferecer.
Como-e-sem-padroes.jpg
Novamente reforçamos que se estiver indeciso poderá criar divisões vibrantes misturando e combinando as réguas sem padrões num espaço e noutro utilizar com o seu padrão favorito.
 

Que tipo de pavimento: Madeira, laminado ou vinílico?

 

A evolução nos últimos anos nos pavimentos flutuantes tem sido tremenda, focado na sua sustentabilidade, facilidade de instalação, manutenção simples e economicamente mais competitivos torna-se cada vez mais dificil a escolha por um das três soluções tradicionais: em madeira, laminado ou vinílico. 
Resumidamente os pontos fortes de cada um são:

Laminados
- Até 10 vezes mais resistentes a riscos;
- Excelente resistência contra impactos; 
- Fácil manutenção;
- Sem perda de cor
- Uma maior resistência a diferença de temperaturas.

Madeiras
- Textura e acabamento de elevada qualidade;
- Aspecto autêntico; 
- Matéria prima provinente de florestas sustentáveis.

Vinílicos
- Excelentes resistência a riscos e manchas;
- Elevado desempenho acústico;
- Suaves e acolhedores;
- Resistentes à água. 

A escolha pode ser dificil, pois os pavimentos em madeira seguem sem dúvida na frente com um visual apelativo e com estilos "restaurados" impressionantes para desfrutar no conforto da sua casa. No entanto, os laminados procuram trazer uma alternativa mais economica com mais resistência que podem ser impressionantemente semelhantes às solução de madeira natural. A nível de resistência à humidade e ao constante contacto com água sem descartar do conforto térmico e acústico os pavimentos vinilicos são a grande sensação do momento, sendo necessário um cuidado especial no diz respeito a sub-base do pavimento que deve ser estar nivelada ao milímetro.

Madeira-laminado-vinil_1_.jpg
 

Proteção no mobiliário da sala de jantar


Na sala de jantar, é importante considerar o cenário de um tráfego mais intenso de pessoas, com frequente deslocação de mobiliário. A escolha do tipo correto de bases para o mobiliário ou material para o deslizamento das cadeiras desempenha um papel importante nesse contexto. A sala de jantar é uma zona que experimenta um maior tráfego de mobiliário, e optar por bases de feltro pode ser uma boa opção. As bases de plástico ou outros materiais para o deslizamento das cadeiras tenderão a desgastar-se com o passar do tempo, portanto, certifique-se de verificar periodicamente o estado do material para o deslizamento das suas cadeiras.

IMP3793S-Carvalho-Branco-Everest.jpg

Como alternativa, pode-se considerar o uso de um tapete como elemento decorativo e de proteção para esta área sujeita a maior desgaste. Um tapete para a mesa de refeições é excelente para absorver som, criar um ambiente mais tranquilo e proporcionar mais conforto. A escolha do tapete é, em grande parte, uma questão de gosto pessoal, uma vez que é uma parte importante da decoração da divisão, adicionando cor e caráter. Como regra geral, o tapete deve ter entre 60 e 70 centímetros a mais do que a mesa de refeição em ambos os lados. Desta forma, as cadeiras permanecerão sobre o tapete quando são puxadas para trás. Num espaço aberto como uma sala de jantar, um tapete para mesa de refeições ajuda a delimitar claramente a área de refeições. Um tapete escuro sob um pavimento claro, e vice-versa, cria um contraste que realça bem o conjunto completo.

Combine a decoração com o pavimento


Brincar com texturas, formas e cores é parte integrante da decoração, tornando-a mais interessante e contemporânea. Quando essa criatividade se estende ao pavimento, o resultado é incrível! As formas e cores tornam os ambientes mais alegres, modernos e vibrantes. Os pavimentos flutuantes, normalmente com aspeto em madeira de carvalho, têm a grande vantagem de combinar com quase todas as cores, tornando-se versáteis para a aplicação de diferentes estilos.

Pavimentos com tonalidades claras
Cada lar possui uma decoração que reflete a personalidade dos moradores. Uma dica que sempre funciona é apostar no contraste das cores! Desta forma, é possível criar uma variedade de estilos e utilizar paredes, móveis e o pavimento para criar ambientes elegantes e modernos! Um pavimento mais claro combina muito bem com paredes escuras, tornando o ambiente mais vívido, especialmente se adicionarmos alguns quadros, móveis de madeira e plantas que trazem identidade para o espaço.

Pavimentos com tonalidades escuras
Uma decoração que consiga equilibrar a cor da mobília e da parede com um pavimento escuro traz resultados incríveis! Uma das vantagens é em ambientes pequenos, onde essa combinação cria um efeito de amplitude. No entanto, é importante estar atento para não gerar poluição visual na sala de jantar, misturando vários tons fortes. Os pavimentos em tons pretos, castanhos escuros ou cinza combinam perfeitamente com paredes brancas e cremes. Lembre-se também de utilizar objetos e móveis que tragam um toque colorido ao ambiente. Nos pavimentos vinílicos, é possível encontrar referências que imitam o cimento, o qual atualmente é uma tendência que une beleza, modernidade e durabilidade.

 
Giz-MUS5487_1_.jpg Carvalho-castanho-encerado-SIG4756.jpg

 

Descubra como o seu pavimento preferido ficaria na sua casa


Com tantas opções de pavimentos disponíveis, tomar a decisão certa pode ser um desafio. Deixe o nosso assistente virtual ajudá-lo a escolher entre uma seleção de pavimentos que combinam perfeitamente com o seu estilo pessoal e as suas necessidades, em apenas alguns passos.
Experimente agora! https://listor.pt/a-sua-medida

Utilize as ferramentas das nossas marcas para o ajudar a decidir

Roomview-QS.jpg
RoomViewer para o pavimentos Quick-Step
Visualizer-Torlys.jpg
Visualize para o pavimentos da Torlys
 

Gostou do nosso blog?

 

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter