Se está à procura do pavimento em vinil perfeito, provavelmente já se deparou com os termos SPC e WPC. Quer saber as diferenças e comparar o vinil SPC vs WPC? Está no sítio certo. Ambas as opções são conhecidas por serem 100% à prova de água.

O SPC é um produto mais recente com um núcleo rígido e rotulado de indestrutível. O WPC tem sido o padrão de ouro para os pavimentos em vinil e apresenta um núcleo à prova de água que é confortável e funcional.

Descubra os prós e os contras do SPC e do WPC, saiba como são fabricados e compare o custo, a durabilidade e o conforto.
 
Pavimento-vinil-SPC-vs-Pavimento-vinil-WPC.jpg

Vinil SPC vs Vinil WPC


O que é um SPC?


O pavimento vinílico de núcleo rígido, também conhecido como pavimento SPC, é a solução de pavimento vinílico impermeável mais durável do mercado. Tem uma construção semelhante ao WPC, mas vem com um núcleo ultra-resistente, originando o seu apelido de “núcleo rígido”.

Qual é o significado SPC? Existem dois termos que são utilizados: compósito de pedra e plástico ou compósito de pedra e polímero. O núcleo em SPC é o que torna este pavimento tão incrivelmente durável, mantendo a sua forma mesmo sobre bases não muito regulares. Isto significa que pode instalar o pavimento vinílico com núcleo rígido SPC sobre quase qualquer sub-base existente, (no entanto, as marcas aconselham a regularização da sub-base com um auto nivelante) e para qualquer quantidade de tráfego.

Principais produtos recomendados em SPC


Como é feito 


Quais são as características que esta régua fina tem para um desempenho tão elevado?

É a sua construção em camadas. Os pavimentos vinílicos com núcleo rígido SPC são normalmente compostos por quatro camadas, mas isto pode variar consoante os fabricantes.

Vamos descobrir o que esperar de cada camada:
vinilico.png

1.Camada de desgaste: A camada de desgaste é como o guarda-costas da régua, protege o pavimento do desgaste diário. Os pavimentos SPC são muitas vezes fornecidos com opções de camada de desgaste espessas (0.3, 0.5 e 0.7mm) para uma proteção reforçada para diferentes cenários.
2.Camada de vinil impresso: Esta camada apresenta um design hiper-realista que fazem com que o vinil se pareça muito com pedra e madeira.
3.Núcleo SPC: o pavimento SPC contém um núcleo sólido e à prova de água que não fica ondulado nem inchado. Este núcleo é ultradenso e não contém uma zona espumante como é possível de encontra nos pavimentos WPC tradicionais. Isto dá-lhe um pouco menos de suavidade sob os pés, mas torna o pavimento mais durável.
4.Camada de suporte: Esta é a base sólida da sua régua. Muitas vezes, nesta camada vem incorporado o underlay.

Prós do pavimento vinílico de núcleo rígido



Á prova de água:
É isto que torna o vinil SPC e o WPC tão populares. É perfeito para espaços comerciais, animais de estimação e áreas propensas a água.
Ótimo para pisos irregulares: O núcleo rígido foi concebido para ser instalado sobre quase qualquer superfície dura existente, incluindo cerâmicos, mesmo que seja imperfeita ou que não esteja completamente nivelada. (Confirmar na ficha técnica do produto mais informações). No entanto, as marcas aconselham a regularização da sub-base com um autonivelante.
Ultra-durável: O núcleo SPC faz deste pavimento vinílico a opção mais duradoura dos vinílicos.
Aspeto realista de madeira e pedra: Os pavimentos vinílicos de topo de gama imitam os materiais naturais melhor do que nunca.
Baixa manutenção: Manter o seu pavimento com um aspeto como novo é simples. Aspire e passe com uma mopa humedecida ocasionalmente e está tudo pronto.
Fácil instalação: Os ladrilhos e as réguas de vinil são fáceis de instalar, devido ao seu sistema de encaixe click.

Sitter-MSAP-2706.jpg

Contra do pavimento em vinil de núcleo rígido


 
Menos confortável que o WPC: Este produto foi desenhado para ser o mais resistente e duradouro possível, comparativamente o WPC é mais confortável. Desta forma, é um produto bastante popular em ambientes comerciais.
Mais frio do que o WPC: Este núcleo composto de pedra não retém muito calor, por isso vai notar um piso mais frio no período do inverno.
 

O que é um WPC?


O pavimento vinílico WPC é conhecido há vários anos por ser 100% à prova de água. É um pavimento perfeito para qualquer divisão da casa. WPC significa composto de madeira e plástico, que constitui o núcleo à prova de água. Este pavimento é muito popular entre os proprietários que procuram o aspecto da madeira tradicional sem a necessidade de manutenção. Além disso, é fácil de instalar, o que o torna um sonho tornado realidade para os amantes da bricolage.
 

Principais produtos recomendados


Como é feito

Os pavimentos WPC são à prova de água e são normalmente compostos por cinco camadas, mas isso pode variar consoante os fabricantes.
laminados.png
 

1.Camada de desgaste: Esta camada protege a superfície do pavimento do desgaste da vida quotidiana. Quanto mais espessa for a camada de desgaste, melhor será a proteção!
2.Camada de vinil impresso:
Esta camada apresenta o fantástico design de madeira ou pedra que torna o vinil tão popular como alternativas aos materiais naturais.
3.Núcleo WPC: É aqui que a magia acontece. O pavimento WPC contém um núcleo de WPC sólido e à prova de água. Independentemente da quantidade de água que encontrar, não irá inchar, manchar ou deformar.
4.Camada de suporte: Esta é a camada inferior da sua régua. Fornece uma base robusta e, por vezes, vem com um underlay incorporado, para uma maior comodidade.
 

Prós do pavimento vinílico WPC



Completamente à prova de água:
Tanto na parte superior como na inferior, o vinil WPC foi concebido para resistir à humidade e evitar danos causados pela água no seu pavimento.
Conforto: Ficar de pé num pavimento duro durante todo o dia não é bom para as articulações ou para os pés. O WPC é muito resistente e muito mais confortável do que o SPC.
Estilo: O vinil pode ser apresentado nos estilos mais procurados com um aspeto de madeira ou de pedra com designs ultra-realistas.
Instalação “faça você mesmo”: Se gosta de fazer as coisas por si próprio, irá adorar a facilidade de instalação dos pavimentos WPC. Muitos são fornecidos com sistema de encaixe de linguetas e ranhuras que podem flutuar sobre um pavimento já existente.
Baixa manutenção: Faça a limpeza com o aspirador e com uma mopa ocasionalmente e pode facilmente manter o seu pavimento com um aspeto como novo.
 SAWN-WOOD-S12008.jpg

Contras do pavimento vinílico WPC



Maior probabilidade de punçoamento:
Em comparação com o vinil de núcleo rígido SPC, o WPC não é tão duro. Esse núcleo ligeiramente mais macio é mais confortável, mas também é mais provável que faça mossa se deixar cair algo pesado.
Menos acessível: O custo do WPC é um pouco mais elevado do que o do SPC, apesar dos valores estarem tendencialmente a baixar nos últimos anos. Além disso, continua a ser um produto menos dispendioso do que a madeira e com muito menos manutenção.

O que é melhor: Vinil SPC ou Vinil WPC?



Qual é a diferença entre o vinil duro SPC e o vinil confortável WPC? A resposta reside nos seus diferentes núcleos. O núcleo impermeável é a estrela do espetáculo tanto para o pavimento WPC como para o pavimento de núcleo rígido. Um núcleo WPC é fabricado a partir de um composto de madeira e plástico e contém um agente espumante adicional para aumentar a resistência e o conforto. Em alguns produtos em WPC poderá vir um underlay em cortiça incorporado oferecendo um melhor desempenho acústico e térmico.
 
O-que-e-melhor-Vinil-SPC-ou-Vinil-WPC.jpg
 
No caso dos pavimentos com um núcleo SPC é feito de compósito de pedra e plástico sem agente espumante, o que o torna mais rígido, mais robusto e mais resistente. Uma vez que o SPC é tão durável e inflexível, é frequentemente utilizado em espaços comerciais com tráfego intenso. Este núcleo rígido também o torna menos suscetível a amolgadelas. Agora que já conhece os conceitos básicos do SPC e do WPC, é altura de fazer a comparação final entre o vinil SPC e o vinil WPC.
 

Gostou do nosso blog?

 

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter