‹‹ voltar

6 Passos básicos para evitar as alergias em casa

combine o design biofílico e a sustentabilidade ››

A primavera e o verão não são épocas muito fáceis para quem sofre de alergias ou de doenças respiratórias. A reprodução dos ácaros fica mais acentuada e os pólenes que estão espalhados pelo ar prejudicam a qualidade respiratória.

O aumento das temperaturas transforma-se numa época ideal para a multiplicação de ácaros no colchão, tapetes, cortinados, entre outros. De forma a melhorar a qualidade de vida nestas estações é fundamental ter um cuidado extra na higienização da sua casa.

 
6-Básicos-passos-para-evitar-as-alergias-na-sua-casa.jpg
 
Existem algumas tarefas diárias que pode realizar na sua habitação para evitar as alergias e manter um ambiente limpo e seguro. Siga as nossas dicas para melhorar a sua saúde respiratória.
 

Comece pelo princípio


Algumas tarefas devem ser realizadas quase todos os dias, como é o caso da limpeza do pó que, por sua vez, deve ser feita com uma mopa que absorva o pó evitando assim que este se espalhe pela casa novamente. Os lençóis também devem ser trocados com uma maior frequência, pois os ácaros multiplicam-se facilmente nesta zona.

O colchão deve ser aspirado regularmente e trocado de posição sazonalmente. Qualquer mancha dever ser limpa de imediato com um pano e um pouco de detergente neutro.

Não se esqueça de arejar a casa todos os dias. Deve abrir roupeiros e armários para fazer circular o ar.
Se tiver animais em casa, é também altura da queda do pelo, por isso, defina uma área restrita para o seu animal de estimação. Assim, irá evitar espalhar pelos por toda a casa e aproveita para passear mais vezes o seu animal de estimação no jardim. 
 
Comece-pelo-princípio.jpg
 

Carpetes e cortinas


As carpetes e os tapetes retêm inúmeros alergénios, como fungos, pó, pelos de animais e ácaros. Um tapete que permita uma fácil limpeza é sempre uma boa escolha. Opte por um antialérgico com uma baixa pelagem e que tenha um tecido em poliéster ou polipropileno. Para a limpeza dos tapetes, poderá utilizar uma solução de bicarbonato de sódio durante dez minutos. Evite produtos químicos, pois poderão provocar danos nas fibras.

Aspire frequentemente, de preferência, com um aspirador com filtro HEPA, capaz de reter as partículas pequenas. Siga as instruções e verifique se pode lavar os tapetes na máquina de roupa com temperaturas mínimas de 60ºC. No que diz respeito às cortinas, deve dar preferência às lisas, com um tecido de fácil manutenção e com uma composição mista para que possam ser lavadas com frequência.

 
Carpetes-e-cortinas.jpg
 

Pavimento flutuante retêm muita sujidade?


É normal a acumulação de poeira e sujidade no pavimento, apesar de todos os cuidados. Para reduzir este problema poderá utilizar um calçado diferente para o interior e ter um tapete à porta de casa. A acumulação de pó no bisel nos pavimentos flutuantes é um problema do passado, pois atualmente os mesmos são anti estáticos, ou seja, não agarram o pó. A sua limpeza pode ser realizada apenas com uma mopa, tornando-se numa das superfícies mais fáceis de realizar uma limpeza.

Além disso, os pavimentos flutuantes da Listor têm uma emissão de COV (composto orgânico volátel) quase nula, sem vestigíos. O que se reflete nos rótulos dos nossos pavimentos que têm classe A (madeira) A+ (laminados, vinil) e M1 (laminados, vinil).

Pavimento-flutuante-retêm-mais-sujidade.jpg

Bancadas e armários


É frequente a zona da cozinha apresentar alguns sinais de crescimento de bolor e de odores. Para evitar esta situação, utilize um exaustor para reduzir a humidade e os cheiros. No local do lava louça tente manter o espaço seco e verfique se existe alguma fuga de água. Para a sua bancada é recomendado a utilização de um produto de limpeza antibacteriano para ajudar a manter a sua bancada limpa durante mais tempo.

No caso dos armários e móveis em verga deve realizar uma manutenção de limpeza diária, pois são muito propícios à acumulação de fungos e bactérias. Esvazie e limpe armários e gavetas para remover pequenas sujidades que se acumulam. Por último, para um melhor resultado deve colocar estas peças em locais bastante arejados e com pouca exposição solar.

Bancadas-e-armários.jpg

Sofás


Os sofás são muito propícios à acumulação de pó, desta forma, utilizar uma capa de algodão lavável será uma excelente opção, uma vez que, além de proteger o sofá de danos e sujidades será fácil a sua limpeza, pois normalmente estas capas podem ser lavadas na máquina. Para quem tem animais em casa esta solução torna-se algo bastante viável. Além disso, poderá também utilizar uma luva de silicone ou fita-cola para os casos em que os animais estejam a largar mais pelos do que o normal. No entanto, terá de realizar uma limpeza periódica mais aprofundada.

Sofás.jpg

Livros e revistas devem ser arrumados


Livros e revistas são itens que facilmente são esquecidos em cima de uma mesa e acumulam pó durante esse tempo. O ideal será guardá-los numa prateleira ou numa estante. Se poderem estar fechados com uma porta basculante melhor ainda. Uma solução à base de bicarbonato de sódio, detergente e água será o suficiente para a limpeza das prateleiras e estantes. Por fim, é importante ter em atenção a utilização de produtos de limpeza que possam libertar vapores tóxicos, evite estar em locais totalmente fechados e utilize sempre luvas de borracha. Muitas alergias podem ser provocadas pelo contacto com estes produtos.

Livros-e-revistas.jpg


Gostou do nosso blog?

 

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter