‹‹ voltar

5 Dicas para criar a sua sala de estudo perfeita !

dicas para eliminar ou prevenir o bolor na sua casa ››

| Crie uma sala de estudo em casa |


Já pensou que existe um espaço lá em casa que poderia ser aproveitado para os seus estudos ou dos seus filhos? 
Não é necessário ser um espaço muito grande, aliás é preferível ser um espaço com poucas oportunidades de distração. Durante a pandemia muitas crianças e jovens conheceram uma nova realidade, nomeadamente no que diz respeito ao ensino.

A instabilidade sobre as aulas presenciais tornou-se uma realidade, sendo fulcral continuar com os estudos em casa, através de telescola, ensino a distância ou em alguns casos estudo por conta própria.
Esta situação não só afetou os horários e métodos de estudo como também afetou a organização em casa, que muitas vezes passa por estudar na cozinha ou na sala recheadas de distrações.


Por isso, deixamos aqui algumas dicas para criar uma zona de estudo organizada para o seu filho.

1 - A escolha do local certo

  
O primeiro passo, apesar de óbvio é muito importante. O local de estudo deve estar limpo, arejado, organizado e muito importante, não ser um local de circulação, uma vez que muito perto da porta de entrada ou num corredor pode provocar distrações constantes com a entrada e saída de pessoas.

Se pensar em fazer o local de estudo num dos quartos, faça sempre a cama antes de começar os estudos, pois pequenos gestos ajudam a manter a motivação. Se o quarto não for opção pode utilizar outra divisão que seja facilmente conversível num espaço de estudo, como por exemplo uma sala com menos uso.

Torne-a mais atrativa esteticamente. Por exemplo, tons azuis ou verdes mais claros ajudam a ficar calmo e relaxado facilitando o estudo por um período mais longo. 

Quarto-para-estudo.jpg

2- A mesa ideal

  
Às vezes desvalorizada a mesa ou bancada onde vai estudar é muito importante.

Nunca deve ser muito grande, para não dispersar o material, nem deve ser muito pequena, pois o material de estudo irá ficar todo amontoando. A medida correta vai corresponder com as necessidades de cada um.

Pode sempre utilizar uma estante para ter os livros mais à mão, além de conferir ao espaço um ambiente aprazível e uma sensação de que está numa biblioteca.

Manter esse local bem organizado também irá facilitar o seu dia-a-dia e incentivar o seu estudo e concentração. 

Mesa-ideal.jpg


3- Evite distrações

  
Nos dias de hoje os smartphones tornaram-se uma peça fundamental, não só para receber e efetuar chamadas como também, para realizar pesquisas e utilizar aplicações que permitem ajudar nos estudos. Se não for necessário o uso do smartphone deixe-o noutra divisão, pois facilmente se irá distrair com uma notificação, ou acabar por cair na tentação de “ir espreitar as novidades”. Não utilize a mesma zona de estudo que utiliza para o lazer.

Ao estudar numa zona com distrações (televisão, playstation, jogos, etc.) irá afetar o foco e a produtividade, uma vez que o seu filho irá distrair-se com as possibilidades de se divertir em vez de estudar.  

SALA-DE-ESTUDO.jpg

4 - Com ou sem aulas faça comprissos de estudo

  
 Com ou sem telescola ou ensino online deve comprometer-se a estudar um pouco todos os dias tal e qual como se estivesse na escola. Criar um horário de estudo, com exercícios e TPC's que sejam aconselhados pelos professores. Se tiver alguma dúvida temos a certeza que poderá enviar um email a pedir ajuda. 


Local-de-estudo.jpg


5 - Mantenha uma rotina

  
Faça uma lista de tarefas que tem para realizar no dia, coloque as mais rápidas no início, pois irá criar um extra de motivação. Faça sempre pausas de hora a hora para ajudar na sua produtividade. Ao manter uma rotina vai desenvolver hábitos de estudo que irão facilitar no futuro, dado que será necessário menos esforço para se concentrar e começar a estudar.

Tudo se consegue é apenas uma questão de persistência. Bom estudo.  

Crianças-a-estudar.jpg

Gostou do nosso blog?

Subscreva a nossa Newsletter! Mensalmente terá acesso a conteúdos exclusivos e novidades... Do que está à espera!?
Subscrever Newsletter

Receba a nossa newsletter